AVALIAÇÃO 19/03/2016

Calor: o que avaliar na hora da compra de um imóvel

notícia 0 comentários

 

Custódio Santos, presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil no Ceará (IAB-CE), conta que é importante prestar atenção aos canais de ventilação. O modo como as janelas estão posicionadas, por exemplo, pode ser de grande importância, visto que uma abertura grande em uma parede sem nenhuma outra do lado oposto impede que haja ventilação cruzada.


Além disso, em Fortaleza é recomendado observar o tipo de janela que há no imóvel. A maioria hoje em dia, conforme conta o presidente, é de vidro e alumínio, do tipo que desliza. Ele explica que as janelas que costumavam ser oferecidas antigamente, de madeira e com venezianas, fazem mais sentido nesta região, já que com elas é possível regular a quantidade de sol que entra no aposento, para que não aqueça muito.


Dudu Vidal, arquiteto, explica que as janelas e aberturas de vidro acabam fazendo com que o imóvel fique como uma estufa, recolhendo calor do sol e barrando a passagem do vento. Além disso, o vidro acumula calor durante o dia e o espalha para o resto do imóvel durante a noite, a não ser que se use um tipo específico de vidro, mais caro e menos acessível.


As aberturas não são proveitosas apenas nas janelas: quando há pequenas frestas por cima das portas, por exemplo, isso já pode ser uma ajuda na hora de fazer o vento circular, por menores que sejam. Casas e apartamentos que têm esse elemento, portanto, ganham pontos positivos.


O melhor jeito de garantir que o comprador interessado saberá como é o conforto técnico em um imóvel é fazer a visitação no horário mais desconfortável, que é por volta de 14h e 15h. Márcia Cavalcante explica que nesse horário os aposentos virados para leste receberam calor do sol durante toda a manhã e os virados a oeste, que têm pouca incidência de vento, estão recebendo sol. (AC)


undefined

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis