[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Considere o entorno na compra de um imóvel
URBANISMO. QUALIDADE DE VIDA 02/01/2016

Considere o entorno na compra de um imóvel

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 16694, 'email': 'camilaholanda@opovo.com.br', 'nome': 'Camila Holanda '}
Camila Holanda camilaholanda@opovo.com.br
RODRIGO CARVALHO
Felipe Pinheiro e Catharina Peixoto: serviços no entorno aumentam atratividade do Passaré

São muitos os fatores que influenciam a decisão pela escolha de comprar ou alugar um imóvel. Os elementos que compõem o cenário urbano do espaço onde um empreendimento está construído são fundamentais. Se um prédio foi levantando em um bairro onde há shopping, farmácia, hospital, colégio, faculdade, restaurantes, bares e posto de combustível, certamente, será mais procurado e terá o metro quadrado mais caro do que o construído em local com infraestrutura precária e poucas opções de serviços.

 

O presidente da Rede Imobiliária Cearense (RIC), Flávio Pinto, destaca a importância dada à localização onde um empreendimento residencial está. “Junto à construtora e ao preço, é o fator mais importante”. Além dos serviços comerciais, a segurança, a infraestrutura, o saneamento básico e a mobilidade urbana também são itens de grande impacto no preço e na escolha do cliente.


Presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), André Montenegro assinala outros itens importantes quando se fala em valorização. Praças, avenidas largas, bom serviço de transporte urbano também dão um upgrade. “Imóvel é um bem de raiz. Ele se conserva e tem a possibilidade de valorização”. André cita a ascensão da Maraponga como um bairro que, cada vez mais, atrai pessoas e empreendimentos. O fato de ter terrenos com bons preços chama atenção de empreendedores e de compradores, que veem um custo-benefício positivo.


André enfatiza que a construção de shoppings centers movimenta bem a economia, a infraestrutura e a oferta de serviços de uma região, já que o equipamento precisa estar em localizado em uma região com saneamento, vias de acesso e estrutura de esgotamento sanitário adequados para receber o empreendimento e o fluxo de pessoas que vem a reboque. Os empreendimentos funcionam, portanto, como catalisadores econômicos e urbanos.


O presidente do Sinduscon-CE cita o RioMar (no Papicu e no Presidente Kennedy), o North Shopping Jockey (no Jockey Clube) e o shopping Parangaba (na Parangaba) como empreendimentos recentemente inaugurados ou por inaugurar. A inserção destes equipamentos estimulou mudanças em seu entorno, como melhor pavimentação, vias mais largas ou duplicadas, melhor oferta de transporte público, túneis, ciclofaixas. Isto atrai outros empreendimentos e, financeiramente, valoriza a região.


Necessidades pessoais

Coordenador de vendas da César Rêgo Imóveis, Bertrand Girão afirma que os serviços e a infraestrutura têm de ser compatíveis com as necessidades e as demandas de quem busca comprar ou alugar imóvel. “Depende muito da necessidade de cada um. Tem gente que quer um imóvel perto do trabalho ou do colégio dos filhos, da faculdade, da casa de parentes. É preciso estar em uma região que lhe traga facilidades de locomoção e mobilidade urbana. Todo mundo quer um modo de se locomover mais prático”.

 

Bertrand lembra que nem toda intervenção no cenário urbano pode não ser financeiramente positiva para o mercado imobiliário - e até para comércios. Para ilustrar, cita os dois viadutos construídos no entroncamento das avenidas Antônio Sales e Engenheiro Santana Júnior, inaugurados no fim de 2014. “Quem vai querer morar ali em frente?”, questiona.

undefined

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis