[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Expectativas para o mercado imobiliário em 2016
MERCADO. EXPECTATIVAS 26/12/2015

Expectativas para o mercado imobiliário em 2016

notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19078, 'email': 'elvesrabelo@opovo.com.br', 'nome': 'Elves Rabelo'}
Elves Rabelo elvesrabelo@opovo.com.br
MAURI MELO
A Construtora Placic entrega agora em janeiro o empreendimento Portal dos Pássaros, no Passaré

As perspectivas para 2016 são boas para o mercado imobiliário de Fortaleza. Dentre as tendências, os compactos permanecem e quem trabalha com o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) continuará a vender bem. E para a crise econômica que perpassa o País, o que reflete na construção civil, a expectativa é de recuperação, com um setor crescendo em volume de vendas.

 

De acordo com Ricardo Bezerra, sócio-diretor da Lopes Immobilis, as perspectivas para 2016 são boas, pois há a confiança de que a crise que assola o País passará e, quem sabe, seja possível até vender mais.


Uma características para o próximo ano é que os empreendimentos que fazem parte do programa MCMV continuem com vendas aquecidas, assim como em 2015. “Em Fortaleza, o déficit imobiliário ainda é muito alto”, explica Ricardo.


No mercado em geral, os apartamentos estão menores, mas não porque o poder de compra diminuiu e sim porque a estrutura familiar mudou. Agora, as famílias têm menos filhos. “Não há necessidade de tanto espaço”, avalia.


Independentemente de qual compra for realizar, o vice-presidente da área Imobiliária do Sindicato das Construtoras (Sinduscon-CE) José Carlos Gama, indica checar se o imóvel está juridicamente perfeito. “Se está com registros da incorporação e do patrimônio de afetação regularizados no Cartório de Imóveis, e se a obra está averbada com Habite-se e Certidão Negativa de Débito (CND) da Receita Previdenciária”, diz.


Onde comprar

A Capital cearense, nos últimos 10 anos, passou por um processo de descentralização. Bairros tidos como periféricos passaram a ser valorizados. Dentre as razões, pelo fato de serem mais tranquilos e distantes das áreas movimentadas.

 

“Antes, tudo em Fortaleza era a Aldeota. Hoje, bairros como Fátima tiveram valorização de terreno em até cinco vezes”, analisa Ricardo. Para ele, Guararapes e Papicu passaram processo de valorização devido a grandes empreendimentos.


“O primeiro é um bairro novo, com boa localização, concentrando o maior número de investimentos em Fortaleza. Já o segundo, teve boa parte de sua área geográfica revitalizada por conta de um novo empreendimento comercial”, diz.


Para 2016, eles dizem que o financiamento estará mais curto, os bancos mais seletivos e as taxas de juros maiores. Daí a necessidade de negociação com o cliente.

 

COMPRE BEM

Para uma boa compra, procure ajuda de corretor ou imobiliária sérios. Não inicie as buscas sem orientação de um profissional competente. Isso pode dar muita dor de cabeça ou levar a negócios duvidosos. Por isso, quando tomar a decisão de que é a hora de encontrar um novo lar, vá a empresas especializadas

 

Regiões promissoras, que são tidas como bons investimentos, são os bairros periféricos. Para aumentar o patrimônio futuramente, a compra de imóveis com tendência de maior valorização são nos bairros em desenvolvimento

 

Após escolher o imóvel ideal, veja o histórico das construtoras. As opiniões de quem já comprou podem ser cruciais na hora de fechar o negócio. As redes sociais, denúncias em jornais e sítios de reclamação podem ser parceiros leais

 

SAIBA MAIS


A SECRETARIA de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), de janeiro a 15 de dezembro de 2015 emitiu 381 alvarás de construção, 169 a menos ante ano anterior. Em 2014, foram 550 imóveis. Alvará tem validade de dois anos

 

É POSSÍVEL dentificar obra irregular. Deve-se solicitar alvará de construção e licença ambiental. Após o imóvel ser concluído, deve-se solicitar o Habite-se e o alvará de funcionamentoquando se tratar não residências

undefined

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis