[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Dicas para vender
ESTRATÉGIAS. MERCADO 05/12/2015

Dicas para vender

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19040, 'email': ' andresongurgel@opovo.com.br', 'nome': 'Anderson Cid'}
Anderson Cid andresongurgel@opovo.com.br
TATIANA FORTES
Sávio Gomes, empresário, reformou o apartamento para colocá-lo à venda

O momento é oportuno para quem quer comprar um imóvel. Com a demanda em baixa, as empresas oferecem condições mais atrativas para os clientes. Mas o que fazer quando se está do outro lado? Em cenário econômico complicado, como vender bem o seu imóvel?

 

Segundo Humberto Machado, corretor de imóveis, primeira medida que o proprietário deve tomar é procurar fazer uma avaliação do imóvel que está sendo posto à venda. A partir disso, será possível saber o quanto ele está valendo no mercado e quais modificações são recomendadas para valorizá-lo. A ajuda de um corretor é importante, mas lembre-se de conferir se ele é um profissional registrado no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci).


Zilce Farias, também corretora, explica que esse processo geralmente é feito a partir do método comparativo, averiguando as características tanto do imóvel quanto da região onde se situa, incluindo na análise aspectos como estrutura e meios de transporte disponíveis nas proximidades.


Zilce observa que é de grande importância disponibilizar fotos detalhadas do local e incluir todas as informações disponíveis, “sem omitir nada”, conta. Sérgio Porto, presidente do Sindicato da Habitação do Ceará (Secovi-CE), lembra que, quanto mais completo for o anúncio, mais fácil será para os interessados acharem o imóvel na hora da busca.


Um ponto que é consenso entre os especialistas da área é a necessidade de procurar a ajuda de um corretor ou uma imobiliária que lide com os processos de divulgação e negociação. Esses profissionais, vale lembrar, são também os responsáveis por fazer a avaliação técnica.


Quanto aos cuidados com a documentação, não há muito com que se preocupar quando se é o vendedor na negociação. Segundo Rodrigo Carvalho, presidente da Comissão de Direito Imobiliário da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), o mais importante é, caso seja feito um financiamento, checar o crédito do comprador, para saber se ele de fato tem condições de pagar pelo financiamento.


Em tempos de crise, é comum observar que alguns grupos ou setores acabam se beneficiando. No mercado imobiliário isso também existe, mas depende de uma série de fatores.


Sérgio Porto comenta que há casos em que regiões tradicionalmente direcionadas ao segmento comercial, por exemplo, podem passar a ser mais convidativas para imóveis residenciais (ou vice-versa), a depender do que esteja acontecendo no local. Em meio a isso, quem enxerga nessas situações uma oportunidade para fazer um bom negócio pode acabar levando a vantagem.


Já Zilce comenta que o maior beneficiado no momento é certamente o comprador. Mas o vendedor que ofertar os preços mais justos e que estiver mais preparado para a negociação também tem chances maiores de se dar bem. Humberto, por sua vez, aponta que quem leva maior vantagem é quem está mais alerta e tem mais experiência no mercado e poder de compra disponível: os investidores.

 

Na tentativa

Na hora da venda, para facilitar o processo e atrair a atenção de possíveis compradores, muitos proprietários decidem fazer reformas e pequenos ajustes. “A apresentação do imóvel facilita bastante sua negociação. O proprietário que promove uma reforma, ao contrário do que se imagina, não perde dinheiro com isso”, comenta Humberto. Para ele, é mais provável que o saldo seja positivo, visto que isso faz com que o imóvel seja valorizado e mais facilmente vendido.

 

Sávio Gomes, empresário, é um exemplo disso: com o objetivo de acelerar a venda, fez benfeitorias no apartamento, como aplicar uma nova pintura nas paredes. “Não é todo mundo que está com disposição financeira para investir em imóvel hoje em dia”, comenta.


Flávio Ramalho, bancário, tenta vender seu apartamento há dois anos e ainda não conseguiu fazer ma negociação bem sucedida. Para certificar que a proposta está chegando à maior quantidade possível de compradores, está tendo a ajuda de sete corretores para divulgar o imóvel.

 

Dica

 

Procure um corretor ou mobiliária para mediar o processo


Faça ajustes e reformas no móvel para aumentar seu valor de
mercado e acelerar a venda 

 

Faça a avaliação do imóvel para ter certeza do valor que deverá cobrar por ele


Caso seja feito um financiamento, rocure checar o crédito do comprador
 

Ao anunciar, exponha todas as informações sobre o imóvel e disponibilize fotos

undefined

> TAGS: 0
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis