[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Imóvel pronto ou na planta?
ESCOLHA. PECULIARIDADES 05/12/2015

Imóvel pronto ou na planta?

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 16694, 'email': 'camilaholanda@opovo.com.br', 'nome': 'Camila Holanda '}
Camila Holanda camilaholanda@opovo.com.br
TATIANA FORTES
Marcelo e Renata compraram apartamento na planta. A espera valeu a pena


Saber a hora certa de investir em um imóvel e qual o melhor tipo de negócio pode ser algo trabalhoso, mas que vale a pena pelo resultado final. O momento de escolher o novo lar traz, a reboque, dúvidas que circundam o universo financeiro do comprador versus o tempo que ele dispõe para esperar receber as chaves do imóvel. Ponderar, pesquisar, se informar são as melhores formas de congregar quereres e poderes, para decidir se irá comprar na planta ou um imóvel novo já pronto.


 

José Carlos Gama, vice-presidente da área imobiliária do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE), diz que a principal vantagem de comprar um imóvel na planta é o maior prazo para o pagamento da poupança, ou seja, a parte do imóvel que será paga com recursos próprios do comprador antes que a obra esteja concluída.


“Também há possibilidade de alteração da planta do imóvel, adaptando-o para as necessidades do adquirente”, enumera. Além disto, é possível escolher melhores posições, inclusive das vagas de garagem. Das desvantagens, Gama sublinha que, caso não haja uma pesquisa intensa para escolher uma boa construtora, o cliente corre o risco de que aconteçam imprevistos, como atraso na entrega do imóvel. Por isso, a atenção deve ser redobrada.


A tabeliã de notas e registros, Roberta Rolim, lembra que cada negócio tem um contrato muito particular com a construtora. No caso de atraso na entrega da obra, ela lembra que a construtora pode ser multada, de acordo com o previsto nos papeis assinados. “Muitas vezes, atrasa pouco e os clientes acabam deixando pra lá”, lembra.


Marcelino Freitas, vice-presidente de compra e venda do Sindicato da Habitação do Ceará (Secovi-CE), lembra que é importante ter uma boa imobiliária intermediando todo o processo na compra do imóvel, seja ele na planta ou pronto. “Ela vai indicar o imóvel de uma construtora sem problemas com documentação e sem problemas em cumprir o prazo acordado”, diz. “Tem muita oferta no mercado atual. É uma hora boa para comprar”, aposta.


Apollo Scherer, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci-CE), lembra que o imóvel pronto tem como vantagem principal o fato de o interessado já poder fazer uma avaliação imediata e in loco. “A disponibilidade imediata é algo muito atrativo no mercado”, reforça. Todavia, a necessidade de ter um capital maior à disposição para dar de entrada na compra é algo que assusta muita gente que não tem o hábito de poupar dinheiro e planejar.

 

undefined

> TAGS: na planta imóvel

Veja também

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis