[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Imóveis: o que esperar de 2016
ANÁLISE. MERCADO 21/11/2015

Imóveis: o que esperar de 2016

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18735, 'email': 'nathaliab@opovo.com.br', 'nome': 'Nath\xe1lia Bernardo'}
Nathália Bernardo nathaliab@opovo.com.br
CAMILA DE ALMEIDA
EXPECTATIVA DO mercado é que 2016 seja um pouco melhor que 2015

 

Depois de um ano de instabilidade econômica e política no Brasil, 2016 acena com esperança para alguns setores. É o caso do mercado imobiliário cearense. Apesar da expectativa positiva, também não há euforia.


É o que diz José Carlos Gama, vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Ceará (Sinduscon-CE). Segundo ele, 2016 não será um ano fácil, mas deve ser um pouco melhor que o atual. Ele explica citando dados de 2015, para o qual projeta queda de 15% nas vendas e 50% no número de lançamentos com relação a 2014.


Apesar dos números negativos, ele ressalta que o equilíbrio no mercado cearense se mantém. Já que o menor volume de vendas é acompanhado por um número de menor de lançamentos. Isso impede queda nos preços e a tão falada bolha imobiliária. E o comportamento das construtoras deve se manter assim, pelo menos, se os conselhos do Sinduscon forem seguidos. “As empresas têm que analisar antes de lançar, fazer pesquisa, olhar a demanda”.


Esperança também é palavra usada por Sérgio Porto, presidente do Sindicato da Habitação do Ceará (Secovi-CE), principalmente sobre questões relacionadas ao governo. “Estamos muito esperançosos que o Governo atenda às reivindicações do mercado e volte a dar facilidade para o financiamento, que é fundamental”.


Ele explica que o mercado imobiliário é muito suscetível às variações na concessão de crédito, que está mais caro e mais restrito. “Nosso tipo de financiamento é de 30 ou 35 anos, o que é muito para as próprias incorporadoras”.


De acordo com o Apollo Scherer, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci-CE), o mercado de 2016 será de equilíbrio no âmbito das vendas, em relação a outras praças do País. Isso se deve a estabilização do volume de lançamentos neste ano. “2015 tem se apresentado como um ano de vendas. 2016 será de mais equilíbrio, dado que as construtoras devem ofertar condições e preços mais em conta”.


Apesar das incertezas da macroeconomia para 2016, Ricardo Coimbra, mestre em Economia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), diz que o preço de tabela das construtoras se mantém represado, não sendo repassado para o comprador. A característica pode favorecer a compra do imóvel. “Os preços continuarão represados no ano que vem. Se não fizer, as construtoras terão impacto no ritmo de comercialização dos imóveis”. (colaborou Átila Varela)

 

undefined

Veja também

Porque comprar agora
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis