[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Quando alugar um imóvel
VANTAGENS. PERFIL 12/08/2015

Quando alugar um imóvel

notícia 0 comentários
CAMILA DE ALMEIDA
O professor Tancredo Lobo pretende passar pouco tempo no imóvel em que mora. Por isso, o aluguel lhe é conveniente
Compartilhar

É comum ouvir falar sobre o “sonho da casa própria”. Dependendo da situação, no entanto, pode ser mais interessante residir em um imóvel alugado do que investir na compra de uma casa ou apartamento. Antes de tomar uma decisão, é importante considerar todos os fatores envolvidos, incluindo o momento na carreira do morador e suas perspectivas de futuro.

Segundo Germano Belchior, presidente da Associação das Administradoras de Imóveis do Ceará (Aadic), uma das maiores vantagens de morar em imóvel alugado é a questão financeira, pois é mais barato do que fazer o investimento de comprar o imóvel. “Você fica com seu capital disponível para fazer outros investimentos”, pontua.


Outro fator é a mobilidade com que se conta ao morar de aluguel. É possível sair de um imóvel a outro sem grandes complicações, de acordo com as necessidades do inquilino. Como conta Érico Veras Marques, pesquisador da área de finanças pessoais e comportamentais da Universidade Federal do Ceará (UFC), “se você não estiver satisfeito onde mora, não é obrigado a ficar morando ali por muito tempo, diferente de quando se compra um imóvel, o que requer todo um processo de venda”.


Germano menciona, por exemplo, que no contrato de locação há previsão de rompimento de contrato sem multa em caso de transferência de emprego do locatário. Esse aspecto é especialmente proveitoso para quem ainda não pode contar com grande estabilidade na vida financeira e profissional, já que, no caso da moradia por aluguel, não se está fincando raízes profundas.


É o caso de Edna Mello, designer e profissional de marketing. Ela e o marido estão começando uma empresa e, por isso, não se sentem confortáveis em ter um comprometimento maior, como a compra de um imóvel. “Quando se compra, tem que dar entradas, valores altos, então preferimos investir na nossa empresa primeiro”, explica.


Tancredo Lobo, professor, mora em imóvel alugado e, para ele, essa é a grande vantagem desse tipo de situação. “Posso morar em um apartamento maior, ou numa casa, ou num apartamento menor, e mudar de acordo com que vá precisar”, ele explica. Como tem intenção de morar no imóvel onde reside hoje apenas por um curto período, esse é um aspecto conveniente para ele. (Anderson Cid, especial para O POVO)


VANTAGENS


NÃO EXIGE GRANDE comprometimento do locatário, que pode se mudar do imóvel sem maiores complicações.


O ALUGUEL CUSTA menos do que uma parcela de um financiamento.


OS PROCESSOS são menos burocráticos do que no caso de uma compra.


DESVANTAGENS


PAGA-SE mensalmente por um bem que não é de propriedade do morador.


NÃO TEM permissão de fazer reformas e outras modificações no imóvel.


O PROPRIETÁRIO pode pedir que o locatário deixe o imóvel, fazendo com que ele tenha que se mudar contra sua vontade.

undefined

> TAGS: aluguel
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis