[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Alugue seu imóvel por temporada
LOCAÇÃO. INVESTIMENTO 05/08/2015

Alugue seu imóvel por temporada

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 19040, 'email': ' andresongurgel@opovo.com.br', 'nome': 'Anderson Cid'}
Anderson Cid andresongurgel@opovo.com.br
CAMILA DE ALMEIDA
Sandra Helena Gomes tem sete apartamentos para aluguel por temporada
Compartilhar

O mercado de aluguel de imóveis, particularmente aqueles destinados ao uso durante temporadas, pode ser uma alternativa interessante para quem planeja investir. O setor apresenta sinais positivos, com crescimento de quase cinco vezes na procura de aluguel de imóveis por turistas em um ano segundo pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pensando nisso, o que se deve ter em mente na hora de pôr um imóvel para locação?

Segundo Salim Ary, vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci-CE), o mais importante é clareza na negociação. Isso inclui ter um contato prévio. “Às vezes, você pode ter uma apresentação e, ao chegar no imóvel, ver que ele é diferente”.


João Carlos Gondim, vice-presidente de locação do Sindicato da Habitação do Ceará (Secovi-CE), lembra que, além disso, é importante também se certificar de que o imóvel está em condições adequadas para ser usado. Ou seja, você deve deixá-lo limpo, arrumado e devidamente decorado.


Apesar de não haver determinação formal, em geral se considera aluguel por temporada aquele que tem período de até três meses. Em relação a esse tipo de aluguel, é preciso ter mais cuidado com relação às finanças do que seria necessário em caso de aluguel de moradia. Isso porque, nesse caso, o rendimento mensal não é fixo, e em períodos do ano em que o setor turístico é menos movimentado a receita pode não superar os custos de manutenção.


Sandra Helena Gomes, empresária, aluga imóveis por temporada há 12 anos e conta que, muitas vezes, o rendimento que se tem no fim do mês é imprevisível. No entanto, em janeiro e julho, meses de alta estação, o retorno é sempre bom.


Hoje ela tem sete apartamentos para aluguel e uma empresa para administrar os negócios, a SHG Suite Beach, mas teve que aprender as particularidades desse setor pouco a pouco. Segundo ela, a maior lição é que se deve oferecer produtos de qualidade aos locatários: “Muitas pessoas alugam imóveis em Fortaleza e não se preocupam em fazer uma manutenção”.

 

Aluguel de cômodos

Para quem não dispõe de um imóvel inteiro para alugar, outra alternativa é alugar apenas parte dele. Salim Ary observa que o mercado de aluguel de quartos ou cômodos de imóveis tem crescido nos últimos tempos. Ele lembra que isso é uma tendência não só do Brasil, mas em escala mundial: “Nos Estados Unidos, na Inglaterra e em outros países tem crescido a tendência de alugar o quarto do sótão, por exemplo”. Isso acontece porque os locatários querem ter o máximo de aproveitamento possível do potencial financeiro que o imóvel possa lhes dar.

 

Já para quem vai viajar e se hospedar em um imóvel alugado, é importante se certificar de que ele é mesmo aquilo que está sendo apresentado pelo locador. O ideal é que se leve em consideração as indicações de amigos e familiares na hora de escolher, mas é também indicado ler as avaliações de quem já alugou (caso o imóvel esteja sendo anunciado online) ou falar com moradores dos arredores.


As localidades mais procuradas em Fortaleza são a orla da Beira-Mar e os bairros Aldeota e Meireles, com participação relevante também da Praia do Futuro.

 

É preciso ter mais cuidado com as finanças. Isso porque o rendimento mensal não é fixo, estando sujeito a sazonalidades

 

DICAS


1. Caprichar na decoração e na limpeza do imóvel


2. Fechar o negócio com uma imobiliária de credibilidade

 

3. Usar preço de mercado


4. Estabelecer uma garantia no contrato de locação


5. Calcular todas as despesas com antecedência

 

6. Atentar para as normas (do condomínio, por exemplo) determinadas no contrato

 

7. Discutir as demandas do locatário

undefined

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis