[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Construtoras investem em estúdio de música dentro dos condomínios
TENDÊNCIA. ESPAÇOS 05/08/2015

Construtoras investem em estúdio de música dentro dos condomínios

notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 19023, 'email': 'carolkossling@opovo.com.br', 'nome': 'Carol Kossling'}
Carol Kossling carolkossling@opovo.com.br
CAMILA DE ALMEIDA
João Nobre é músico. A garage band foi decisiva na compra do seu imóvel
Compartilhar

Poder tocar um instrumento ou cantar sem incomodar o vizinho é possível. Novos empreendimentos, em construção ou lançamentos, estão destinando ambientes exclusivos para essa finalidade. Também existe a opção de adaptar algum cômodo na área privativa, mas é necessário pesquisa e orientação de especialistas.

 

O músico João Nobre, 29 anos, ficou empolgado ao saber que o edifício vizinho a residência dos sogros, o Vila de Monte Carlo, da Fibra Engenharia, tinha a Garage Band, espaço destinado aos amantes de música, seja por hobby ou profissão. “Influenciou na hora de mudar”, comenta.


Para João, há seis meses o espaço funciona como estúdio, tem boa estrutura e está à frente de algumas casas de show da cidade. “Sinto como se estivesse trabalhando em casa”, diz. Entre os equipamentos que o Garage Band oferecem estão amplificadores, bateria, microfone, teclado, caixa de voz e mesa de som. Tudo com o devido isolamento acústico e incluído no condomínio, sem nenhuma taxa extra para utilização.

 

Tendência

Espaço para música tem sido uma solicitação constante dos clientes da Novaes Engenharia desde que implantou o canal Open Innovation, que recebe ideias para os empreendimentos. Para atender à demanda, a construtora tem dois empreendimentos em construção, na Aldeota e na Cidade dos Funcionários, e dois a serem lançados ainda neste ano.

 

De acordo com o sócio-diretor da empresa, Marcos Novaes, o espaço é um mix entre música e bar, inspirado nos pubs londrino. O local, com 25m², irá receber tratamento acústico para não atrapalhar as áreas privadas. Além do palco, o espaço terá jukebox, choppeira, adega e ar condicionado. O investimento é da ordem de R$ 50 mil contemplando equipamentos e ambientação. “O espaço não encarece o produto, pois faz parte da estratégia da empresa. Temos tido bons retornos”,.


Juan Frias Pierrard é o engenheiro de acústica responsável pelo projeto do espaço no empreendimento Plaza de Aníbal, da Novaes Engenharia. Para o local foi realizado estudo de isolamento acústico com atenção ao ruído de impacto que deve ser inferior a 55 decibéis, pela área de lazer estar localizada no topo do prédio. Já de um apartamento para o outro muda e deve ser inferior a 80 decibéis.


Juan desenhou um sistema de contrapiso flutuante com camada resiliente feita com lã mineral de alta densidade instalada em cima da laje. Além do isolamento contra ruído aéreo para minimizar barulhos de música e televisão por meio de forro contínuo de com lã mineral na cavidade, seguindo normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

 

Serviço

Lista de profissionais e documentos para utilização sonora no site da Seuma

http://bit.ly/1UiHBcV

 

Confira o limite de ruído e a Norma de Desempenho no site da ABNT

www.abnt.org.br

 

SAIBA MAIS

 

1. As construtoras devem levar em conta duas normas técnicas da ABNT. A NBR 10151 indica os níveis aceitáveis de ruído. Já a NBR 15575:2013 dá parâmetros técnicos para vários requisitos de uma edificação, bem como aponta os responsáveis.

 

2. As atividades que provoquem ruído devem obedecer ao Código de Obras e Posturas do Município, a Lei de Poluição Sonora, Lei de Crimes Ambientais e Contravenções Penais.

 

3. Condôminos interessados em adaptar ambientes de apartamentos deverão proporcionar conforto acústico, mediante isolamento e condicionamento. A adaptação deverá ser projetada por especialista.

 
4. No site da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), há relação de técnicos que já apresentaram projetos de acústica.

undefined

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis