[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Quais as vantagens de comprar um imóvel novo ou usado
COMPRA. NOVO OU USADO 29/07/2015

Quais as vantagens de comprar um imóvel novo ou usado

notícia 0 comentários
CAMILA DE ALMEIDA
Marcela Romero comprou um imóvel novo que, segundo ela, é mais moderno
Compartilhar

Com o maior rigor para obtenção de crédito imobiliário, ficou mais difícil comprar imóveis, usados. Se antes a Caixa Econômica Federal, maior agente do mercado, financiava até 80% do valor do usado, desde maio o teto passou para 50%. E para os novos, o limite do financiamento passou para 90% do valor total. Apesar das restrições de crédito, o imóvel usado apresenta algumas vantagens. Em geral, eles dispõem de mais área e são mais fáceis de encontrar em bairros já consolidados, como Meireles, onde há poucos terrenos para a construção.

 

Assim como um carro, o imóvel novo é sempre mais atraente do que um usado, diz o tesoureiro do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), Armando Cavalcante. “Mas, às vezes, vale comprar o usado pelo preço, localização e área.” Hoje, o valor de um apartamento usado de 150 m² equivale ao de um novo com 90 m². Em geral, os mais jovens preferem unidades novas, mesmo que menores. Assim, se gasta menos para mobiliá-lo e evita-se eventuais gastos reformas, comuns quando se compra um usado. Outra vantagem do imóvel novo e a possibilidade de customizá-lo desde a fase de obras.


Exemplo

Os pais da psicóloga Marcela Romero, 23, compraram para a filha um apartamento novo no bairro Guararapes, com entrega prevista para outubro. Segundo Marcela, a opção pelo imóvel novo se deu, sobretudo, pro se tratar de uma construção moderna que dispõe de uma área de 161 m², com três suítes. “Esse apartamento eu vou morar em tempo integral e, eventualmente, vou receber meus pais, que moram no interior”.

 

O imóvel foi comprado à vista, mas não por causa de descontos, diz Marcela. O objetivo maior foi evitar contrair dívida e arcar com o seu custo. “Outro aspecto foi evitar o índice de correção, que prevê parcelas mais caras ao longo do tempo”, diz Marcela.


As pessoas mais maduras, em geral, dão prioridade a apartamentos maiores, mas o principal fator para esse público ainda é a localização próxima a vias de grande fluxo em regiões com grande oferta de serviços.


“Os mais maduros buscam localização. E os jovens você vê tanto na busca por novos como de seminovos”, diz Germano Belchior, diretor-superintendente da Alessandro Belchior Imóveis. “O que tem se visto hoje é que, na compra do novo, as pessoas pagam 30% até a entrega e financiam o restante em até 30 anos”.


Quando se trata do mercado de locação, Belchior diz que os imóveis novos são os mais procurados independentemente do perfil do consumidor. Mas os usados também apresentam vantagens, porque, em geral, estão prontos para receber o inquilino, com móveis na cozinha e nos banheiros, por exemplo.(Bruno Cabral)


CARACTERÍSTICAS


NOVOS

O imóvel novo demanda menos gastos com reforma e manutenção.

 

Na compra do imóvel novo, o consumidor consegue as melhores condições de financiamento de até 90%.


São mais procurados pelos jovens e recém casados.


USADOS

Em geral, os imóveis mais antigos dispõem de mais área por um valor menor do que os novos.

 

Os usados podem ser uma boa opção para quem quer morar em áreas nobres com poucos lançamentos.


Mais procurados por pessoas mais maduras, que priorizam espaço.

 

Frase

Hoje, o valor de um apartamento usado de 150 m² equivale ao de um novo com 90 m²

undefined

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis