[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Conselho consultivo auxilia o síndico
CONSULTIVO 22/07/2015

Conselho consultivo auxilia o síndico

notícia 0 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18944, 'email': 'lucianacastro@opovo.com.br', 'nome': 'Luciana Castro'}
Luciana Castro lucianacastro@opovo.com.br
Compartilhar


Para garantir uma participação mínima dos moradores e tornar as decisões mais democráticas, alguns condomínios mantêm além do conselho fiscal, estabelecido pelo Código Civil (artigo 1.356), um conselho consultivo para compartilhar as tarefas com o síndico, que continua sendo o responsável legal pela administração.


Esse formato é aplicado no Condomínio Residencial Monte Olimpo. Que além do síndico, conta com o subsíndico, dois conselheiros, presidente do conselho e dois suplentes. A criação do conselho foi uma exigência feita por Luiz Neto para assumir o cargo. As tarefas são divididas de acordo com as afinidades pessoais de cada um. “Nós temos uma senhora que cuida só da iluminação. Parece uma coisa boba, mas requer atenção e dá trabalho”, conta.


Para engajar os moradores nas questões do condomínio Luiz Neto organiza confraternizações em diferentes épocas do ano. “Nós fazemos carnaval, são joão, réveillon e envolvemos os condôminos na organização da festa. Assim eles se sentem em comunidade e isso reflete na hora de tomar decisões”, conta.


Outra estratégia de aproximação dos moradores com a gestão aplicada ao Residencial Monte Olimpo foi a criação de um grupo de whatsapp. “Nós falamos de questões do condomínio. Assim, quando convocamos uma assembleia todos já tem uma ideia do que devemos tratar”, explica o síndico.


De acordo com Luiz Neto a decisão em conjunto é o segredo para manter boa relação e harmonia. “Como em todos os lugares, existem desentendimentos, mas a gente procura resolver logo. Eu tento passar a ideia de que aqui é um lugar para ser feliz. Todo mundo quer chegar em casa e ter paz”, conta.


Para aumentar o engajamento dos moradores e a compreensão com os síndicos, Luiz acredita que os mandatos deveriam ser de seis meses e um representante de cada unidade do condomínio deveria assumir o cargo pelo menos uma vez.



undefined

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis