[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Um prédio sob medida
BUILT TO SUIT. LOCAÇÃO 22/07/2015

Um prédio sob medida

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18866, 'email': 'beatrizsantos@opovo.com.br ', 'nome': 'Beatriz Cavalcante'}
Beatriz Cavalcante beatrizsantos@opovo.com.br
EDIMAR SOARES
Luciano Cavalcante investe em um hotel Ibis na Praia de Iracema, um built to suit
Compartilhar

Built to suit é uma construção sob medida para locação. Esse sistema é muito utilizado por concessionárias, faculdades, colégios, supermercados, entre outros, que queiram vir para Fortaleza sem imobilizar seu capital para fazer uma nova unidade. As imobiliárias intermediam a construção do espaço com construtoras, nos moldes que o cliente pedir, e o loca para essas empresas. A rentabilidade do aluguel varia de 0,8% a 1,1% ao mês do valor da obra e o contrato dura, no mínimo, dez anos.

 

Além de rentável, Salim Ary, vice-presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Ceará (Creci-CE), diz que o negócio é seguro. Isso porque o cliente que desistir do contrato de locação pagará, além do valor investido na construção pela imobiliária, todo o valor do acordo que falta pagar. “Trabalho há 30 anos no mercado e sempre teve esse tipo de locação, mas com o crescimento das cidades ele vai se tornando mais comum”, diz.


Para as empresas, há a vantagem de que, muitas vezes, há imóveis a serem locados no mercado que não atendem as suas necessidades e, com o built to suit, a construção é na medida em que ele quiser. Portanto, há a liberdade de customização do espaço, o que traz racionalização para os custos de operação.


Em Fortaleza, a Caixa Econômica Federal da rua Pessoa Anta, na Praia de Iracema, é um built to suit que foi realizado há dez anos pela LC Imóveis. Luciano Cavalcante Filho, presidente da imobiliária, adianta que o Hotel Ibis, que está sendo construído no mesmo bairro, e o Mercadinho São Luiz do Alphaville Fortaleza, entregue no dia 8 de junho, são construções sob medida para locação intermediados pela empresa. “Daqui a 12 meses o hotel deve estar pronto”.


Bismarck Fernandes Borges, sócio-proprietário da Bismarck Borges, trabalha com o sistema prioritariamente em São Paulo, mas está com contrato recente na Capital. “Acabei de acertar um terreno sexta-feira para a construção. A única coisa que posso dizer é que será uma empresa de logística”. Para ele, a vantagem s construção sob medida é porque o investidor tem a segurança de que o contrato vai ser cumprido.


SAIBA MAIS

 

CONTRATO

No que se refere à formatação contratual deste instrumento, é entendida como nova modalidade locatícia, em que os contratantes estabelecem suas obrigações antes mesmo do início da construção.

 

Ao final do contrato entre as partes, ou ele é renegociado, geralmente, por mais dez anos, ou o imóvel pode retornar para o investidor. Como é um acordo de locação, está regido sob o Código Civil e a Lei do Inquilinato, portanto, o locatário também tem segurança, pois o imóvel não pode ser vendido a terceiros durante o período acordado.

 

COMO FUNCIONA

A empresa constrói um imóvel nos parâmetros exigidos pelo cliente, que depois loca o imóvel por um período longo, entre 10 a 20 anos

Vantagem para o locatário


Não precisa imobilizar capital para construir uma nova sede e fica com dinheiro para investir no negócio principal da empresa

 

RENTABILIDADE

O investidor pode ter rentabilidade de 0,8% a 1,1% ao mês sobre o valor investido na construção, dependendo do contrato firmado com o cliente

 

SEGURANÇA

O investidor tem a segurança de que o dinheiro investido não será perdido


O locatário tem a segurança de que o imóvel não será vendido durante a locação

 

QUEM PRATICA

Geralmente empresas com imobiliárias, que intermediam construção e locação

 

LEI

Como contrato de locação, ele é regido pelo Código Civil e pela Lei do Inquilinato.


 

undefined

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis