[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Como fazer mudança de móveis para nova casa de forma segura
DICAS. MUDANÇA 11/03/2015

Como fazer mudança de móveis para nova casa de forma segura

notícia 0 comentários
{'grupo': '', 'id_autor': 18866, 'email': 'beatrizsantos@opovo.com.br ', 'nome': 'Beatriz Cavalcante'}
Beatriz Cavalcante beatrizsantos@opovo.com.br
Compartilhar

Todo o cuidado é pouco na hora de contratar uma transportadora para realizar a mudança dos móveis e objetos para a nova casa. O consumidor deve estar atento a seus direitos, como orçamento prévio, com preço, descrição dos serviços, forma de pagamento, data da entrega e indicação de custos extras.

 

“Se a transportadora prestar a você um serviço que não foi contratado, você não é obrigado a pagar por ele. Ela ainda é obrigada a determinar um prazo para recolhimento e entrega da mudança, não pode elevar o custo de um serviço sem razão justificada e este aumento deve estar previsto em contrato”, explica Cláudia Santos, diretora-geral do órgão de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Fortaleza).


Caso desapareça algum bem, o cliente tem direito à reparação financeira. Por isso, é importante que seja feita uma relação de objetos antes da mudança, assinada pela transportadora e pelo consumidor, observando qualquer avaria pré-existente nos bens.


O comprovante de que o serviço foi executado é a nota fiscal ou o recibo. Neste deve conter a quantia paga, o serviço executado, data, nome e assinatura do responsável pelo serviço com sua identificação por meio do Registro Geral (RG). “Sem nota fiscal ou recibo, você não pode reclamar caso ocorra algum problema com o serviço contratado”, diz Cláudia.


A dica de Nayana Soares, proprietária da empresa Trans Soares Fretes e Mudanças, é que o cliente visite a empresa para ter segurança de sua idoneidade na hora de contratar. Em relação ao preço, diz que ele varia de R$ 90 a R$ 280 uma mudança dentro de Fortaleza, dependendo da quantidade de objetos e da distância percorrida.


“O inventário dos objetos pode ser feito de duas formas: a gente cobra por hora no dia da mudança e faz a lista de materiais, especificando as avarias juntamente com o cliente ou faz o orçamento prévio. Nesse caso, dois profissionais vão à casa da pessoa fazer a avaliação do que será transportado e fechamos um orçamento”, detalha Nayana.

 

Horários

Outra dica é para aqueles que fazem mudanças em condomínios, pois os horários do espaço devem ser respeitados. “O cliente deve verificar os horários dos condomínios, a disponibilidade de vaga na garagem para o caminhão de mudança e repassar esses dados para a empresa. Geralmente na semana eles permitem o trabalho de 8h às 12h e de 16h às 18h. Entrega aos sábados também é permitida, mas aos domingos não”, diz a empresária.

 

No condomínio da pedagoga Nazaré Gadelha, o trânsito do caminhão de mudanças pode ser realizado de 8h às 18h durante a semana e de 8h às 12h no sábado. “Tudo deve ser previamente avisado ao síndico. Senão a entrada do veículo não é permitida. Mas nunca tive problemas, pois sempre peço autorização”, diz.


Serviço


Denuncie irregularidades

Onde: Procon Fortaleza

Contato: 151

Site:http://bit.ly/L1y0bN

 

Sede: Rua Major Facundo, 869, CentroNúcleo de Atendimento ao Consumidor: ao lado do Terminal de Messejana - Avenida Perimetral, 650, Messejana

 

 

 

undefined

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis