[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Jardim sobre nossas cabeças
TECNOLOGIA. TEC GARDEN 04/03/2015

Jardim sobre nossas cabeças

notícia 0 comentários
SISTEMA Tec Garden aplicado pela Remaster em alguns empreendimentos do Sudeste
Compartilhar

Desenvolvido pela empresa paulista Remaster, juntamente com o arquiteto paisagista Benedito Abbud, o Tec Garden é um jardim auto-irrigável em piso elevado que atua como um lençol freático artificial sobre a laje dos imóveis e também pode ser aplicado como telhado verde.

 

O tipo de vegetação não se restringe apenas às rasteiras, e até mesmo árvores frutíferas podem ser utilizadas, tudo com o peso devidamente calculado. “Esse produto funciona sobre lajes planas e como a laje sempre é impermeabilizada, não há problema de infiltração”, explica Abbud.


Com a utilização de um piso reciclável elevado, a irrigação imita o sistema da natureza: a água da chuva penetra no solo; é filtrada pela terra e fica armazenada no espaço (lençol freático artificial) que fica entre a laje e o piso; e a água é absorvida pelas plantas. “Temos três tipos de irrigação: por aspersor, gotejamento e capilaridade. Este é menos explorado, mas é o mais eficiente”, detalha Ricardo Paschoal, engenheiro de Novos produtos da Remaster.


Segundo ele, em São Paulo, por exemplo, como o sistema armazena água da chuva, ele evita enchentes. “Você também pode utilizar essa água armazenada e utilizá-la para lavar calçadas, carros, por exemplo. E como a água fica embaixo do solo, não há problema com dengue”, complementa Abbud.


Como idealizador do projeto, Abbud diz que teve a ideia do Tec Garden a partir da necessidade de repensar a questão da escassez de água. “Deixa-se de gastar cerca de 30% com água, dependendo do projeto”, exemplifica.


Em Fortaleza, o arquiteto paisagista diz que a tecnologia ainda não foi aplicada. Porém, conforme projeto do edifício comercial BS Design, da BSPAR Incorporações, com previsão para março de 2019, o Tec Garden será instalado.

 

Manutenção

Ao contrário dos tetos verdes comumente utilizados, o sistema de jardim sobre piso elevado é de fácil manutenção. Faz-se apenas a troca periódica das bóias que controlam o nível de água e a limpeza dos drenos para evitar que entupam.

 

Uma vez por ano ainda é realizada a análise química do solo para corrigir os nutrientes que estiverem escassos no solo e manter a vegetação em bom estado. (Beatriz Cavalcante)


SAIBA MAIS

 

O CUSTO do Tec Garden é de aproximadamente R$250 o m², sem considerar o frete e o substrato a ser utilizado, que varia de acordo com o projeto, a vegetação e a região onde o jardim será implantado

 

EM UMA área de 1.273m² de Tec Garden, há uma economia de cerca de 300 mil litros de água potável por ano

undefined

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis