[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Procura-se mão de obra qualificada
MERCADO. PROFISSIONAIS DA CONSTRUÇÃO 03/12/2014

Procura-se mão de obra qualificada

notícia 5 comentários
{'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'}
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br
FABIO LIMA
Enquanto não contrata um pedreiro, Antônio pesquisa produtos
Compartilhar

Depois de pesquisar, o técnico de enfermagem Antônio Maia, 51, optou por adquirir um terreno em Horizonte, na Região Metropolitana de Fortaleza. O plano é até agosto do ano que vem já estar morando na casa própria. O primeiro passo vai ser adquirir os tijolos para murar o lote.

O investimento tem como base o 13º salário e umas economias que a família possui. “A gente foi nos depósitos, viu os preços. Não pode fazer mais nada sem pesquisar”, sugere. Ele conta que ainda não acertou com nenhum profissional da construção e está com dificuldade para conseguir.


“Em Fortaleza, chegaram a me pedir R$ 19 mil apenas para fazer o muro, sendo que o terreno foi R$ 17 mil. Não vou murar só para criar cachorro”, brinca. Antônio, que já morou em Sobral, afirma que “importaria” um contato que tem naquela cidade. “Pagaria a diária, se fosse o caso”, pondera.


De um amigo dono de construtora ouviu a orientação que era melhor esperar para fazer o serviço em janeiro, quando os pedreiros estariam menos ocupados e não cobrariam tanto como nesse fim de ano. “A mão de obra fica superfaturada pelo número de obras”, analisa.


O microempresário da construção David Paranhos, 52, assegura que a correria é em decorrência do aumento da demanda, que começa por volta de 15 de outubro e segue até dias antes do Natal, por causa do 13º.


Ele garante que os serviços, de fato, ficam mais caros. “Quanto maior a procura, mais o preço sobe. Há uma sobrecarga. Eu chego a receber nove pedidos de orçamento, principalmente para pintura e colocação de porcelanato. Puxamos um pouquinho, em torno de 10% a 15% a mais”, estima.


A dificuldade é em ter mão de obra qualificada. “Eu mesmo ensino muitos aprendizes e vou controlando. Tenho diminuído os serviços para poder entregar com qualidade. Se eu tenho dificuldade de achar profissionais qualificados, avalie os próprios clientes”, considera. (Viviane Sobral)


Lista

PARA QUEM está pensando em pintar a casa e deixá-la renovada para o fim de ano, profissionais da construção orientam os materiais necessários. A lista de compras tem como base um apartamento de 70 metros quadrados:

SE A TROCA for para uma cor semelhante à atual da parede, a recomendação é comprar 30 litros.


SE A MUDANÇA for radical, como trocar uma cor clara por uma escura, se gasta o dobro de tinta.


ISOLANTE - 10 litros - é recomendado se a mudança for radical ou se a parede nunca foi pintada.


MASSA CORRIDA é para paredes ásperas, no reboco. São necessárias três demãos de massa, ou quatro latas. Dica de medida: galão são 3,6 litros; lata, 18 litros.


Saiba mais


COMÉRCIO

O gerente da Normatel Sérgio Brito reforça que, com a mão de obra escassa, o valor aumenta. “Antes desses meses aquecidos se cobra um valor e agora chega a dobrar. É uma das coisas que ficam mais caras”, afirma. Com isso, a dificuldade chega a afetar as vendas. “Isso porque só consigo vender se tiver a mão de obra”.

Julio Freire, gerente da Acal, avalia que o mercado se expandiu e o número de profissionais não conseguiu acompanhar. “Não deixo de atender por causa disso, raramente acontece. A gente chega a indicar profissionais cujo trabalho nós conhecemos. Mas tem que esperar”, diz.

undefined

Compartilhar
espaço do leitor
paulo roberto 15/08/2015 16:25
sou paulo roberto trabalho com reformas e construçôes em geral e venho oferecer meus serviços hidralica eletrica ovenaria embolso pintura ladrilho
paulo roberto 15/08/2015 16:22
boa tarde venho oferecer meus trabalho sou empreiteiro trabalho com construçâo e reformas em geral e estou passo a passo conquistando um espaço meu contato 021 990054135 meu e mail paulofrancisco4812@gmail.com orçamentos gratis garantia e compromissos
construtora.mendesrodrigues@gmail.com 25/12/2014 20:36
construtora.mendesrodrigues@gmail.com mão de obra qualificada.
construtora.mendesrodrigues@gmail.com 25/12/2014 20:34
construtora.mendesrodrigues@gmail.com Boa noite, procura contratar uma empresa competente, que assume qualquer resp: elabora um contrato, e mãos a obra.
Zé Bob 03/12/2014 11:49
O problema também são os picaretas: pessoas travestidas de profissionais, que, se apresentando como tais, ganham teu dinheiro, destroem todo o serviço e depois desaparecem te deixando na pior. É muito importante ter referências de quem se contrata.
5
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Imóveis