[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Nova CPPL deve receber 740 presos de delegacias | Fortaleza | O POVO Online
Inauguração 20/03/2013

Nova CPPL deve receber 740 presos de delegacias

Transferência de presos das delegacias da Região Metropolitana de Fortaleza começa na próxima semana e deve durar até um mês
DIVULGAÇÃO
Investimento do Governo na Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Penitenciário Elias Alves da Silva foi de R$ 18,3 milhões
Compartilhar


A partir da próxima semana, parte dos 890 presos provisórios de Fortaleza e cidades vizinhas deixará os xadrezes das delegacias distritais, metropolitanas e especializadas da região. Eles serão transferidos para a Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Penitenciário Elias Alves da Silva (CPPL IV), em Itaitinga - equipamento que será inaugurado hoje pelo governador Cid Gomes.


O esvaziamento das delegacias visa desafogar o trabalho de investigação da Polícia Civil, cuja atuação está comprometida justamente porque homens são destacados para fazerem a custódia de detentos. A medida, porém, deve resultar em melhorias no trabalho da corporação por, no máximo, um ano - conforme estima o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana (DPM), delegado Wilder Brito. “Você passa de seis meses a um ano numa maravilha, fazendo mais inquéritos etc. Aí, começa a encher de novo”, projeta ele que, em 2003, comandou uma operação similar quando da inauguração da CPPL I.


Segundo o delegado, a responsabilidade pela custódia compromete a vivência prática do que os policiais aprendem nos cursos de formação. “Investigação você não aprende só lendo. É na prática também. E tem policial hoje que, por conta da superlotação de presos, não sabe o que é fazer uma campana. Isso é preocupante porque faz a gente se perguntar qual tipo de formação estamos dando a esse pessoal. Isso favorece o policial a ser leigo”, pondera.


Alegando “questões de segurança”, a assessoria da Polícia Civil disse ao O POVO não poder informar o quantitativo de detentos por delegacia. Ponderou apenas que as plantonistas têm mais presos que as demais.


Com capacidade para 956 detentos, a CPPL IV deve ficar com cerca de 200 vagas ociosas quando o período de transferência terminar, em abril. Elas serão preenchidas nos meses subsequentes.


Segundo a Secretaria Estadual da Justiça e Cidadania (Sejus), gestora do sistema prisional cearense, até 150 presos não têm perfil de encarceramento em CPPL. São os casos de dívida por pensão alimentícia, enquadramento na Lei Maria da Penha e prisões por cometimento de crime em outra Unidade da Federação (UF). Estes detentos devem permanecer nas delegacias ou ser enviados aos estados onde praticaram o delito.

 

ENTENDA A NOTÍCIA


Estudos do perfil dos presos e da logística da transferência estão sendo finalizados pela Polícia Civil e Sejus, que promete mais 4.614 novas vagas no sistema prisional cearense para os próximos anos.

 

Serviço

Solenidade

O quê: Solenidade de inauguração da CPPL IV

Quando: hoje, 20 de março, às 9 horas

Onde: Complexo Prisional de Itaitinga.

 

Saiba mais

 

Posse de agentes

A CPPL IV tem uma área construída de 10.926,63 metros quadrados e é formada por três edificações: bloco da administração, bloco da saúde e o bloco de celas.

Segundo a Sejus, a unidade possui máquina de raio-x para objetos, detectores de metal, sistema interno de monitoramento e cadeiras de identificação de presos.

 

Preso provisório é aquele que aguarda a tramitação jurídicas do seu processo junto à Justiça.

 

Além de inaugurar a CPPL IV, o governador Cid Gomes também dará posse a 778 novos agentes penitenciários provados em concurso público. Eles começam a trabalhar no sábado, 23. Com a entrada deste grupo, o efetivo da categoria passará a 1.400 homens.

 

Cid assinará ainda a ordem de serviço para a construção da CPPL V, no mesmo Complexo Prisional de Itaitinga.

 

> TAGS: detenção presos
Bruno de Castro brunobrito@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>