[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Comerciantes dizem que novo horário da feira prejudica vendas | Fortaleza | O POVO Online
11/03/2013

Comerciantes dizem que novo horário da feira prejudica vendas

Limitação de dias e horários para o comércio nas proximidades da Catedral de Fortaleza não é propícia às vendas, segundo os feirantes. Prefeitura estendeu por mais uma hora a feira aos domingos
FOTO: DEIVYSON TEIXEIRA
Aos domingos, os feirantes que comercializam seus produtos no entorno da Igreja da Sé, no Centro de Fortaleza, têm de começar a desocupar a área a partir das 10 horas
Compartilhar


A insatisfação era geral na feira de domingo, no entorno da Catedral da Sé. Feirantes reclamavam da limitação de dias e horários estipulados, pela Prefeitura de Fortaleza, para vender. O argumento é de que as vendas caíram bastante desde que as novas regras foram estabelecidas, há um mês. Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor) afirma que já foi estendida em mais uma hora a feira aos domingos e que está perto de apresentar uma solução definitiva ao problema da ocupação indevida do espaço público pela feira.


Desde a primeira semana de março deste ano, o comércio ambulante das proximidades da Catedral só deve ocorrer das 19 horas da quarta-feira às 7 horas de quinta-feira; e das 19 horas do sábado às 10 horas do domingo (inicialmente), e ficar restrito à travessa Icó, rua José Avelino e ao estacionamento embaixo do viaduto que passa sobre a avenida Alberto Nepomuceno. Segundo a Prefeitura, as limitações têm origem em acordo firmado com os feirantes, após reuniões no mês de janeiro.


Após 30 dias desde a implantação dos novos horários, os feirantes já dão sinal de que esta ainda não é a melhor solução. “Ninguém passa madrugada comprando, não. Na hora em que os clientes chegam, a gente tem que desarmar tudo e ir embora”, relata o feirante Jerry Adriani, 33. Antônio de Castro, 44, ambulante há 20 anos no local, sugere que a feira possa se estender durante todo o dia, aos sábados e domingos “quando as ruas ficam mortas”.


A feirante Laiza Fagundes, 30, também diz querer a feira aos fins de semana, nem que, para isso, abdique do comércio às quartas-feiras: “Já fui expulsa de tantos lugares. A gente só quer que essa confusão se resolva logo. Ninguém consegue vender de noite”.


Horário estendido


Há pelo menos dez dias, segundo a Sercefor, o prazo da feira aos domingos foi estendido em uma hora, das 10h da manhã para as 11h. “Foi uma reivindicação dos próprios feirantes. Atendemos porque vimos que era possível, já que aos domingos o comércio (formal) está fechado e mais de 100 ônibus vêm para cá com sacoleiros”, afirma o secretário da pasta, Régis Dias.


Sobre a possibilidade de estender a feira por todo o fim de semana, o secretário informa que esta proposta ainda não foi apresentada à Prefeitura, mas adianta ser difícil permiti-la, diante da pouca estrutura que oferece a feira. Régis Dias diz ainda estar perto de apresentar uma solução definitiva para a feira da Sé. “Estamos dedicados a resolver logo isso”, reforça, sem dar prazos ou detalhes.

 

ENTENDA A NOTÍCIA


Para que se respeite os novos horários da feira, uma sirene, localizada no estacionamento do Mercado Central, soa três vezes, a partir das 10h, anunciando o encerramento do comércio. Em seguida, fiscais passam monitorando a retirada.

 

Serviço

Contatos da ouvidoria da Secretaria Executiva Regional do Centro (Sercefor)

Telefone: (85) 3226 5059

E-mail: ouvidoriasercefor@gmail.com

> TAGS: feira retirada
Luar Maria Brandão luar@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Maria 11/03/2013 13:18
Aliás os camelôs tomaram conta de toda cidade,os pedestre não tem direito a calçada,os pontos são uma sujeira só,camelôs que não pagam impostos, ainda tomam a frente das lojas que pagam seus impostos,é JUSTO?.A solução é um camelógrafo,que em outros lugares resolveram o problema.É só executar.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Jhony 11/03/2013 09:32
Os feirantes que ficam na rua são vários safados que não sabe trabalhar organizadamente, é para ter feira só nos galpões, muitos que estão na rua tem lugares nos galpões. É para tirar todos da rua. Os que ficam na rua só fazer sujara rua e destruir o calçamento, fazem até gato nos postes.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ph 11/03/2013 07:53
A prefeitura não deve repreender e sim incentivar com infraestrutura adequada, pois além de se tornar ponto turístico, melhora a economia da capital.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
3
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>