[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] 93,3% dos cearenses de 4 a 17 anos estavam matriculados em 2011 | Fortaleza | O POVO Online
Em 2011 07/03/2013

93,3% dos cearenses de 4 a 17 anos estavam matriculados em 2011

Pesquisa revela que Ceará está na sexta melhor posição do País em número proporcional de matrículas nas redes pública e privada de ensino. Estado, no entanto, ainda tem 148.038 cidadãos dessa faixa etária fora da escola
IGOR DE MELO
Em 2011, 2.052.892 de cearenses de 4 a 17 anos estavam matriculados em escolas das redes pública e particular de ensino
Compartilhar


O Ceará tinha, em 2011, 2.052.892 de pessoas de 4 a 17 anos matriculadas em escolas das redes pública e particular de ensino. O número representa 93,3% de toda a população dessa faixa etária, número que coloca o Estado na sexta melhor posição do País, segundo o relatório anual De Olho nas Metas, divulgado ontem pelo movimento Todos pela Educação.


A faixa etária estabelecida pelo estudo para avaliação do ensino básico no Brasil se valida na Emenda Constitucional nº 59, de 2009, que estabeleceu a universalização, até 2016, do atendimento escolar a crianças e jovens de 4 a 17 anos. Até lá, portanto, cada estado deve cumprir metas específicas todo ano.


Apesar de estar entre os seis melhores resultados do País (atrás de Piauí, Rio de Janeiro, Sergipe, Maranhão e São Paulo), o Ceará não cumpriu a meta de 94,8% estabelecida para 2011. Subiu de 87,1%, em 2000, para 93,3%, em 2011, mas 148.038 cearenses de 4 a 17 anos continuam fora da sala de aula. Desses, 27 mil não frequentam a escola, mas já concluíram o ensino médio.


De acordo com o relatório Todas as crianças na escola em 2015 – Iniciativa Global Pelas Crianças Fora da Escola, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância em agosto de 2012, o perfil dos “fora da escola” é de crianças mais pobres, de famílias com renda per capita de até 1/4 do salário-mínimo, negras, indígenas ou com deficiência.


O relatório De Olho das Metas revela ainda que nenhuma das regiões brasileiras conseguiu ampliar a oferta de matrículas de forma a atingir a meta intermediária do Todos Pela Educação. Os dados foram compilados com base na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad) 2011.

 

Qualidade do ensino


Para o professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará, Wagner Bandeira Andriola, ter matriculada 93,3% da população de 4 a 17 anos é um número positivo sim, mas a mesma pesquisa revela como é preciso atentar para a qualidade do ensino. “Se nos reportamos às primeiras séries do ensino fundamental, parece que os processos de formação estão ocorrendo de modo adequado. Resultados apontam para avanços na alfabetização. O problema surge na segunda parte do ensino fundamental (5º ao 9º ano) e ensino médio. É uma calamidade. Alunos cheios de defasagens que logo chegarão à universidade”, avalia o professor, que também é pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). (Angélica Feitosa e Luar Maria Brandão)

 

Serviço

Confira a íntegra da 5ª edição do relatório

De Olho nas Metas

Site: www.todospelaeducacao.org.br

 

Saiba mais

 

De Olho nas Metas é o relatório anual do movimento Todos Pela Educação para o acompanhamento dos indicadores educacionais do País sobre atendimento escolar à população de 4 a 17 anos, alfabetização, desempenho dos alunos no Ensino Fundamental e Médio, conclusão dos estudos e financiamento da Educação.

 

Nesta quinta edição, o destaque fica por conta do monitoramento do desempenho dos alunos. Os indicadores foram atualizados a partir dos resultados da Prova Brasil 2011, divulgados pelo MEC no segundo semestre de 2012.

 

Os resultados que retratam a situação do atendimento à população de 4 a 17 anos também tiveram dados atualizados conforme os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgados pelo IBGE em 2012.

 

Multimídia


O relatório com o cumprimento das metas da educação, feito pelo movimento Todos pela Educação, é o Tema do Dia na cobertura de hoje dos veículos do Grupo de Comunicação O POVO. Confira:

 

Para escutar: Na rádio O POVO/CBN (FM 95,5), o tema será discutido no programa Grande Jornal, às 9 horas, e/ou no programa Revista O POVO/CBN, às 15 horas. Na rádio Globo/O POVO, o tema será discutido no programa Manhã do POVO, às 10 horas.

 

Para ver: A TV O POVO trará uma matéria sobre o tema no O POVO Notícias, às 18h30min. Assista à programação pelo canal 48 (UHF), 23 (Net) e 11 (TV Show).

 

Para ler e opinar: acompanhe a repercussão entre os internautas em www.opovo.com.br/fortaleza.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>