[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Estudos apontam piora na situação de violência na Capital | Fortaleza | O POVO Online
VIOLÊNCIA 06/03/2013

Estudos apontam piora na situação de violência na Capital

Compartilhar


Divulgado pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal em 19 de fevereiro, o estudo “As 50 cidades mais violentas do mundo” cita Fortaleza como a 13ª metrópole com a maior taxa de homicídios dolosos do planeta em 2012 (quociente entre os casos e o contingente populacional). No Brasil, ela é a quarta capital em pior situação. No Nordeste, a terceira. Em 2011, ocupava a 37ª posição global.


O levantamento foi publicado pelo O POVO no último dia 1º e é composto pelo ranking somente das localidades com mais de 300 mil habitantes. As informações de cada cidade foram extraídas de dados oficiais publicados na

Internet pelos governos ou imprensa. “O sentido de considerar apenas cidades com 300 mil habitantes ou mais tem o propósito de reconhecer a magnitude da violência urbana”, explica o documento.


No Brasil, conforme a ONG, Fortaleza só é mais violenta do que João Pessoa, Maceió e Manaus. São Paulo e Rio de Janeiro, anos atrás reconhecidas por terem elevados índices de assassinatos, não aparecem na lista por terem reduzido as estatísticas.


Já o Mapa da Violência

2012, elaborado pelo Instituto Sangari considerando dados de 2000 a 2010, indica Fortaleza como a 12ª capital brasileira com a maior taxa de homicídios. Em 2000, o maior município do Ceará ocupava a 19ª posição. Piorou, portanto, de um levantamento para o outro.


Batizada de “Os novos padrões da violência homicida no Brasil”, a edição não dispõe de um apontamento sobre a situação de Fortaleza no cenário mundial. Foram avaliadas apenas capitais, regiões metropolitanas e estados.


Considerou-se o aspecto da idade, sexo e raça das vítimas. “As taxas estaduais continuam a crescer num ritmo bem acima da média nacional, mas agora impulsionada pelo crescimento acelerado da RM de Fortaleza, que cresce 7,8% ao ano”, frisa o documento. (Bruno de Castro)

 

Serviço

O registro de assassinatos cometidos em janeiro em São Paulo pode ser acessado em www.ssp.sp.gov.br/ estatistica/ dados.aspx?id=565


Já os dados de Fortaleza estão disponíveis em

bit.ly/YbqpZ8

 

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>