[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Prefeitura renova 250 fotossensores e instala câmeras | Fortaleza | O POVO Online
Fotossensores 26/02/2013

Prefeitura renova 250 fotossensores e instala câmeras

Até o fim de março, a AMC vai instalar 170 fotossensores nos cruzamentos mais movimentados de Fortaleza e 80 no meio de quarteirões. Os novos equipamentos têm a cor preta
Juliana Diógenes
DEIVYSON TEIXEIRA
Substituição dos fotossensores começou no início de janeiro. Na foto, cruzamento da Via Expressa com rua Beni Carvalho
Compartilhar


Os motoristas mais atentos já devem ter notado: as tradicionais caixas cinzentas de fotossensores têm sido modificadas para a cor preta. A Prefeitura de Fortaleza vem substituindo, desde o início de janeiro, os 250 equipamentos de fiscalização de trânsito na Capital por modelos mais modernos: 170 em cruzamentos e outros 80 no meio de quarteirões.


Nos cruzamentos, além dos fotossensores pretos, foram instaladas câmeras, um reforço no monitoramento. Há cruzamentos com até quatro câmeras, cada qual focada no registro de infrações específicas: avanço de semáforo, parada sobre a faixa de pedestre, conversão proibida e retorno proibido.


O número de câmeras depende dos tipos de infrações que podem ser cometidas em cada cruzamento. O órgão não soube precisar o total de câmeras, pois ainda está em fase de estudo. Até o fim de março, quando será concluída a substituição, a autarquia terá a quantidade definitiva.


“Antes percebia-se que os motoristas infratores já estavam cientes de qual movimento faziam para burlar a fiscalização. Agora, o motorista não vai mais conseguir escapar de ser autuado ao cometer infração no cruzamento. Vão diminuir as dúvidas dos infratores ao receber a notificação porque a imagem vai estar mais nítida no cometimento da infração”, detalha Arcelino Lima, chefe do Núcleo de Trânsito da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC).


Segundo Arcelino, não há diferença entre o fotossensor cinza e o preto. “Atendemos todas as exigências das resoluções federais. Não há nenhuma exigência quanto à cor ou ao formato”. Ele diz que o consórcio mudou e, com ele, o modelo dos equipamentos.


Números


O faturamento da AMC com multas entre o dia 1º de janeiro e 22 de fevereiro deste ano quase triplicou em relação ao mesmo período do ano passado, saltando de R$ 1,5 milhão, em 2012, para R$ 4 milhões neste ano. As informações são do Portal da Transparência. As receitas arrecadadas não incluem as autuações que estão em recurso.


De acordo com informações da AMC, em 2012 foram registradas 271.212 autuações, 19.169 a mais que em 2011 (252.043). O órgão não informou quanto, desse total, foi registrado por fotossensor. No ano passado, a maioria das autuaçãoes foi por transitar em velocidade superior máxima (permitida em até 20%). (ver quadro)

 

ENTENDA A NOTÍCIA




Para evitar que os motoristas burlem o sistema de monitoramento de trânsito, a Prefeitura está reforçando a fiscalização com 250 fotossensores mais modernos. Em 170 cruzamentos, também estão sendo instaladas câmeras.

 

Compartilhar
espaço do leitor
James Drury Fonseca 19/08/2013 01:33
Não há diferença entre os fotossensores cinzas e pretos? Há sim. Ficam imperceptíveis à noite. Porque não pintá-los de fosforescente?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
JOÃO 27/02/2013 00:57
Vamos falir a AMC! É só respeitar o Código de Trânsito Brasileiro!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Frr 26/02/2013 14:36
Só não pode esquecer de colocar um, na Avenida Mister Hull, próximo a rodoviária do Antônio Bezerra.Pois são constantes os abusos por lá.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Luciano 26/02/2013 12:56
VAMOS ACABAR COM A INDÚSTRIA DA MULTA, CONDUTORES RESPEITEM O CÓDIGO DE TRÂNSITO, SÓ ISSO,E AQUELES CONDUTORES INFRATORES, NÃO VENHAM COM DESCULPAS ESFARRADAS!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
PLUTARCO 26/02/2013 12:35
E AS HORAS EXTRAS PAGA AOS FUNCIONARIOS????GARIS GANHANDO 3.5OO MOTORISTA GANHANDO 8.OOO E AÍ VAI AS IRREGULARIDADE
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
28
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>