[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Terceirizados da PMF cobram salários atrasados | Fortaleza | O POVO Online
Saúde 26/02/2013

Terceirizados da PMF cobram salários atrasados

Empresas serão contratadas para articular terceirização de funcionários da saúde até abril. Segundo Secretaria Municipal da Saúde, pagamento dos terceirizados serão honrados pela gestão
EVILÁZIO BEZERRA
Terceirizados fizeram manifestação em frente ao Paço Municipal
Compartilhar


As incertezas dos terceirizados da saúde continuam em Fortaleza. Após a finalização de contratos e dispensa de terceirizados do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Apoio à Gestão em Saúde (IDGS), funcionários de outras duas empresas entraram em greve na manhã de ontem, cobrando salários atrasados.


Segundo a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Socorro Martins, está sendo realizado processo para selecionar duas empresas que terão, entre as atribuições, a contratação de funcionários terceirizados. Para a titular, a intenção é terminar o processo até o mês de abril.


A secretária indicou que 40% dos funcionários ligados ao IDGS foram dispensados, o que representa mais de 1600 pessoas. Segundo ela, 80% ocupavam cargos administrativos. Socorro Martins afirmou que os salários de dezembro e janeiro dos terceirizados do Instituto já foram pagos, o que também será feito com o mês de fevereiro, tudo com a orientação da Procuradoria do Trabalho.


Enquanto a situação do IDGS é encaminhada, os terceirizados das empresas Skyserv e MAP deflagraram greve na última quinta-feira (21) e fizeram manifestação em frente ao Paço Municipal na manhã de ontem.


Segundo o Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Seeaconce), as duas empresas possuem 500 terceirizados na Prefeitura, atuando principalmente, como zeladores, porteiros, assistentes administrativos e de apoio. Eles reivindicam salários de dezembro, janeiro e fevereiro.


O pagamento do mês de dezembro não teria sido reconhecido pela atual gestão e os prazos para encaminhamentos dos salários desse ano têm sido adiados, apontou o Seeaconce. A secretária da SMS indicou que o pagamento das outras empresas também seriam honrados, como foi feito com o IDGS. A assessoria da SMS informou que o pagamento de janeiro seria encaminhado ainda no dia de ontem e o reconhecimento da dívida de dezembro já havia sido encaminhada.


Ações na saúde


A titular da SMS, Socorro Martins, ressaltou que a valorização da atenção básica é um foco da atual gestão. A requalificação das unidades de saúde está prevista e um encontro com o ministro da Saúde buscará garantir mais recursos para a reforma e ampliação de 67 unidades e a construção de outras 22, além de três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Valor a ser requerido: R$ 30 milhões.


Um ponto incerto e emblemático da saúde municipal continua a ser o Hospital da Mulher. Segundo a secretária, atualmente a unidade opera somente 50% da capacidade de seus leitos. Socorro Martins disse ainda ser necessário realizar ajustes para o funcionamento pleno. Outra mudança, segundo a secretária, é a lotação e capacitação dos que fizeram seleção no último domingo para 108 vagas de gestão. O resultado sairá no dia 15 de março.

 

ENTENDA A NOTÍCIA


Os terceirizados são assunto constante na área da saúde municipal neste início de ano. Processo para contratação de duas empresas que lidarão com contratação de funcionários na nova gestão está em andamento e deve terminar em abril.

 

Samaisa dos Anjos samaisa@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Reinaldo Afonso 26/02/2013 13:36
Onde está o salário referente a Janeiro? Não nem a cor desse dinheiro...E fevereiro? o mês de fevereiro vai acabar, e nem sinal. enquanto ao V.A.? que não foi depositado? É muita mentira que contam por aqui, sei não!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
chivunk 26/02/2013 10:08
Terceirização da saúde! Onde estão os concursos prometidos!
Este comentário é inapropriado?Denuncie
dev 26/02/2013 09:59
Quando ela diz que o salário de janeiro já foi pago, se refere tbm a TIC ? que recebeu apenas 15 dias e não tem previsão de quando receberá o restante ?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
dev 26/02/2013 09:59
Quando ela diz que o salário de janeiro já foi pago, se refere tbm a TIC ? que recebeu apenas 15 dias e não tem previsão de quando receberá o restante ?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
zumbi 26/02/2013 09:18
secretaria Socorro Marins. o processo de excusão dos funcionários da IDGs foi sem critérios. Na SER I o antigo chefe de distrito fez sorteio.isto é um crime contra os pais de família. um erro não justifica outro. seleção para todos
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
9
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>