[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Água de poço em condomínio está contaminada com compostos tóxicos | Fortaleza | O POVO Online
Posto de gasolina 21/02/2013

Água de poço em condomínio está contaminada com compostos tóxicos

A água do poço de um condomínio na rua Vilebaldo Aguiar, no Papicu, apresenta compostos tóxicos, com potencial cancerígeno e típicos de vazamentos de postos de combustível. Semace garante fiscalização nesta semana
ANDRÉ SALGADO
A água do poço era usada pelos moradores para lavagem de carros, jardim e louça
Compartilhar


Tudo começou com um cheiro de gasolina na água do poço. Há cerca de um mês, moradores de um condomínio de 10 andares na rua Vilebaldo Aguiar, no Papicu, que usavam a água para lavagem de carros, jardim e louça, estranharam o odor.


Solicitaram, então, exames microbiológicos da qualidade da água ao Laboratório de Saneamento (Labosan), da Universidade Federal do Ceará. O autor do diagnóstico e coordenador do Labosan, André Bezerra, afirmou que os três compostos detectados na amostra (tolueno, benzeno e xileno) são “tóxicos e cancerígenos” e que, portanto, “representam risco”, se ingeridos.


A amostra foi considerada “imprópria para consumo humano, sendo a presença de tais compostos normalmente atribuída à contaminação ambiental, como em vazamentos de postos de combustível”. Desde então, os condôminos suspenderam o uso da água do poço. “Tem um posto na avenida Santos Dumont em frente ao prédio. Não posso dizer que é o posto, mas está a menos de cem metros”, explica o síndico, que pede para não ser identificado. Ele informa, porém, que há quatro postos nas redondezas.


Os moradores denunciaram o caso à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), que garantiu ontem, via assessoria de imprensa, uma visita de fiscalização ainda nesta semana nos postos do entorno e no poço. Para “não atrapalhar a operação”, a assessoria preferiu não divulgar a data da vistoria. A Semace informou ainda que os postos são fiscalizados anualmente e que casos específicos de vazamento só são apurados após denúncia.


Considerando a distância de 100 metros entre o posto de combustível mais próximo e o condomínio, há a possibilidade de que outros empreendimentos e residências no intervalo dos dois, com poços de água, estejam também contaminados, explica Lúcia de Fátima Araújo, professora do curso de Tecnologia e Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). “É uma coisa muito séria essa denúncia. É uma substância cancerígena. Até que ponto vai causar o câncer, vai depender do uso e do grau de contaminação da água”.


A professora adjunta do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC, Raquel Rigotto, destacou que “a possibilidade da contaminação fazer mal às pessoas depende da dose, da concentração dele, e do tempo de exposição”. Em termos de saúde pública, porém, Rigotto disse que as “preocupações maiores” são com o benzeno. “É reconhecidamente cancerígeno. O limite de tolerância é zero. Isso é inaceitável”.


Para a especialista, a interrupção da contaminação pelo Estado deve ser feita “rapidamente”, embora a postura não exclua resquícios dos compostos: “Só interromper não vai resolver de forma imediata o problema. Essas contaminações são persistentes no solo e vão ficar aí por muitos anos”.


ENTENDA A NOTÍCIA


Especialistas apontam o tolueno, benzeno e xileno, encontrados em água coletada do poço de água do condomínio, como compostos cancerígenos. A contaminação dos moradores vai depender do tempo e do tipo de exposição às substâncias.

 

Serviço
Para denunciar possíveis irregularidades ambientais, ligue para o Disque Natureza: 0800 275 2233 (de segunda a sexta, das 8h às 17h)

Juliana Diógenes
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>