[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Presos fazem greve de fome por melhorias nas CPPLs | Fortaleza | O POVO Online
Protesto 21/02/2013

Presos fazem greve de fome por melhorias nas CPPLs

Sejus atribuiu os protestos às vistorias realizadas nas detenções, que resultaram na apreensão de 3.158 celulares, em 2012, e impediu oito fugas nos últimos seis meses. Coordenador da Pastoral Carcerária alega crimes de tortura
FÁBIO LIMA, EM 10/1/2012
Os presos da CPPL de Caucaia aderiram ao protesto
Compartilhar


Parte dos detentos das casas de privação provisória do Estado está em greve de fome, desde a última terça-feira, em protesto por melhorias nas condições das unidades prisionais. De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), dentre as exigências dos presos está a instalação de televisores, sanduicheiras e ventiladores nas celas.


O protesto teve início nas Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPL) 1, 2 e 3, em Itaitinga, e também na unidade de Caucaia. Presos da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, também protestaram.


As denúncias, porém, vão além das reivindicações informadas pela Sejus. Segundo o coordenador regional da Pastoral Carcerária, padre Marcos Passerini, a manifestação dos internos também visa combater crimes de tortura e maus tratos, que seriam proporcionados por agentes penitenciários.


“São questões antigas, problemas de tortura que se arrastam há anos. O problema é que as denúncias são feitas pelos presos e seus familiares, e quase sempre a informação deles não tem valor. É sempre a voz deles contra a da Secretaria”, criticou o padre.


Em resposta às acusações, a Sejus afirmou, por meio da assessoria de imprensa, que desconhece a informação de que casos de tortura tenham motivado a manifestação. A Secretaria atribuiu os protestos também às vistorias nas celas. A medida teria resultado na apreensão de 3.158 celulares, no ano passado, e impedido oito fugas, nos últimos seis meses.


A Sejus informou ainda que possui um Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura, que pode ser acionado por familiares dos presos, para a investigação de denúncias formais. Somente este ano, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) expulsou quatro agentes que respondiam a processo administrativo por transgressão de disciplina.


Sobre as exigências dos presos, de imediato, a Sejus informou que colocou equipes médicas à disposição dos internos, dada a possibilidade de problemas de saúde, em decorrência da falta de alimentação. Na noite de ontem, a assessoria de imprensa da Sejus informou que os detentos da CPPL II haviam desistido da greve de fome. Na CPPL de Caucaia, 50% teria voltado a receber alimentação e, na CPPL III, 25%.

 

Saiba mais

 

De acordo com a Sejus, a lista de reivindicações dos detentos inclui: a instalação de uma televisão em cada cela, bem como ventiladores e sanduicheiras, além da disponibilidade de pontos de energia elétrica nos xadrezes. Também são exigidas melhorias na alimentação fornecida pelo Estado. Os presos também exigem a entrada de visitas, durante às quartas-feiras, o que só é permitido nas unidades que abrigam presos condenados.

 
A pauta contendo as exigências foi entregue à Secretaria por meio das direções e comissões de negociação das unidades. Entretanto, segundo o padre Marcos Passerini, possíveis torturas também teriam motivado o protesto.

 

Serviço

Denúncias de maus tratos aos presos podem ser feitas ao Comitê de Combate à Tortura:

Disque-denúncia: (85) 3252 2086
Sejus: (85) 3101 2840

Compartilhar
espaço do leitor
Ricardo Gomes 21/02/2013 20:53
Fiquei pensando. Em BH estão negociando com os presos rebelados Com os professores que fizeram greve por melhores condições de trabalho e salários,no Ceará nao queriam negociar com a categoria e ainda desceram o cacete. Eram pais de família. explique como pode?
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ricardo Gomes 21/02/2013 20:47
Como se pode negociar com bandidos. Morrendo de fome e sede existe muitos cearenses decentes. Muitos trabalhadores e pagadores de impostos nao tem nem casa para repousar e condições de cuidar de sua família decentemente. Preso tem que ter o mínimo: comida, assistência a saúde e deveriam trabal
Este comentário é inapropriado?Denuncie
fortaleza 21/02/2013 16:24
Concordo com meu amigo,quanto se rata de denuncia contra eles.todos tiram o corpo fora.cabe o estado tomar providencia com as denuncias feitas,e não deixar de lado.afinal eles ja estão presos,e não merecem apanhar com escravos antigos...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
NEWTON SILVA 21/02/2013 10:11
Eles poderiam ter uma sala de televisão coletiva e não em cada cela. O governo deveria era botar essas pessoas para trabalhar.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Paulo Gadelha 21/02/2013 07:24
essa história de 50% e 25% voltaram a receber e só papo, na cadeia a ordem vem de um grupo são todos por todos. A greve de fome tem a ver com a falta de preparo por parte de alguns diretores, pois desde julho praticamente todos mudaram e com a saida de Dr Bento Laurindo o clima ficou pesado.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
5
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>