[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Cotas podem atingir 50% das vagas já em 2014 | Fortaleza | O POVO Online
UFC 31/10/2012

Cotas podem atingir 50% das vagas já em 2014

Compartilhar

Durante coletiva de imprensa na tarde de ontem, o reitor Jesualdo Farias adiantou que a UFC poderá adotar 50% das vagas para cotistas já na seleção de 2014. Porém, ele diz que

será necessário fazer uma análise do impacto da entrada desses estudantes durante o próximo ano.


Para o reitor, será preciso aumentar os recursos para assistência estudantil nos próximos anos. “Será necessário ter auxílio-moradia, restaurante universitário, bibliotecas e bolsas acadêmicas (para manter os estudantes na universidade). Temos que avaliar o impacto financeiro disso”, explicou Jesualdo. O problema é que a lei foi aprovada quando o orçamento da universidade para 2013 já estava fechado.


Ivo Braga, diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e um dos vice-presidentes da União Nacional dos Estudantes (UNE). afirma ser preciso um movimento em busca de uma ampliação da reserva de vagas para o processo seletivo de 2014, mas reforça que as entidades estudantis defenderam a aplicação integral das cotas já na próxima seleção durante a reunião do Consuni.


O professor Rafael Potiguar, participante do processo de discussão das cotas, lembra que o movimento vem sendo articulado dentro da sociedade há muito tempo, realizando discussões, audiências, caminhadas, abraços simbólicos. “Não houve diálogo dentro da UFC, o corpo da Universidade que pesquisa e apoia esse tipo de questão não foi acionado, não houve um processo de mediação”, comentou.


Já Alexandre Uchôa, um dos participantes do Movimento Livre, que debate e participa dos atos pró-cotas nas universidades, opinou que a posição inflexível da reunião e o fervor dos ânimos no momento fez com que a situação saísse do controle. “Não veio nenhuma orientação para que isso acontecesse. Isso poderia ter sido evitado com mais diálogo durante o processo”, diz. (GM)

Compartilhar
espaço do leitor
john 07/09/2013 20:10
muito bom...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
... 31/03/2013 19:06
Injusto.. E quem perde é o Brasil.. Populismo idiota :p...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
2
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>