[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Impasse fica para União decidir | Fortaleza | O POVO Online
Copa 29/09/2012

Impasse fica para União decidir

Impasse sobre as desapropriações da Via Expressa será mediado pelo Grupo Executivo da Copa 2014 (Gecopa), que se reúne dia 19
FOTOS MAURI MELO
No começo da manhã de ontem, Luizianne Lins e Cid Gomes trataram das desapropriações na Via Expressa durante reunião no Palácio da Abolição. Todavia, Prefeitura e Governo não chegaram a acordo
Compartilhar

O Grupo Executivo da Copa do Mundo de 2014 (Gecopa) sinalizou que tratará do impasse das despropriações na Via Expressa na próxima reunião da equipe, no dia 19 de outubro. O Governo Federal entrou no imbróglio a pedido da Prefeitura Municipal de Fortaleza e do Governo do Estado, depois de um encontro sem resultados práticos, na manhã de ontem.

 

A prefeita Luizianne Lins e o governador Cid Gomes conversaram, no Palácio da Abolição, por mais de uma hora, e não conseguiram chegar a um entendimento sobre de quem é a responsabilidade pelas despropriações de moradias ao longo da avenida Almirante Henrique Sabóia, a Via Expressa. O Município atribui a responsabilidade ao Estado e o Estado, ao Município.


Depois da reunião a portas fechadas, o coordenador de Projetos Especiais da Prefeitura, Geraldo Accioly, e o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, se pronunciaram. “Fomos delegados pelo governador e pela prefeita para dizer que não houve entendimento. Portanto, vamos pedir a mediação de Brasília”, disse Ferruccio.


O secretário de Projetos Especiais acrescentou que Município e Estado não mais ficarão “repisando teses”. “Vamos ter paciência. Não acredito que essa questão vá acabar em descumprimento de cronograma”, garantiu Geraldo Accioly, que fez questão de reforçar que as obras da Prefeitura para a Copa estão sendo tocadas em diversas frentes. “O túnel da rotatória do Castelão, por exemplo, deve ser iniciado até o fim do mês.”


O Ministério do Esporte, gerenciador do Gecopa, respondeu ao O POVO que “o tema, possivelmente, será tratado na próxima reunião do Gecopa, prevista para 19 de outubro”.


As desapropriações da Via Expressa integram o conjunto de intervenções na área de mobilidade urbana acordadas na matriz de responsabilidades da Copa 2014, assinada em janeiro de 2010 pelo Ministério do Esporte; pela prefeita Luizianne Lins e pelo governador em exercício Francisco Pinheiro.


A Via Expressa vai abrigar tanto as obras do trecho VLT Parangaba/Mucuripe, a cargo do Estado, quanto as obras para a construção de quatro túneis na via, de responsabilidade da Prefeitura.


Prazos

O governador Cid Gomes falou sobre a reunião com a prefeita só na inauguração do trecho Parangaba/Benfica da Linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor), também na manhã de ontem.

 

“Há visões diferentes. Nosso entendimento é que a intersecção do VLT com os túneis seja responsabilidade da Prefeitura. Como é natural que a Prefeitura tenha menos recursos, me propus a repassar R$ 36 milhões para as desapropriações”, reiterou o governador.


Cid disse ainda que não acredita que “problemas” possam atrasar as obras. “Podemos trabalhar em até três turnos para recuperar o tempo perdido”, prometeu.


O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


As desapropriações na Via Expressa envolvem, além da indefinição entre Estado e Município, a resistência dos moradores. Meses antes, a empresa licitada para a construção dos túneis, a Delta, faliu, envolvida nos escândalos do bicheiro Carlinhos Cachoeira.

 

Para entender


3/9 - Entrevista. Gestores da Prefeitura dizem que algumas obras de mobilidade urbana para a Copa devem atrasar por causa do Governo do Estado. Eles apresentaram matriz de responsabilidades assinada em janeiro de 2010.

 

4/9 - Matriz errada. Governo do Estado diz que matriz divulgada pela Prefeitura está errada. Foi alegado um equívoco no momento de assinatura, que só teria sido percebido no primeiro trimestre de 2012.


5/9 - Impasse. Estado encaminha ofício para o Ministério do Esporte dizendo que não houve concordância com a Prefeitura para que a execução das desapropriações da via ficassem a cargo do Estado.

 

6/9 - MPF. Ministério Público quer convocar reunião entre Estado e Município.

 

7/9 - Nova matriz. Estado divulga aditivo à matriz datado de dezembro de 2011.

 

20/9 - Audiência. Prefeitura envia ofício a Cid solicitando audiência.

 

28/9 - Gecopa. Prefeitura e Governo se reúnem, mas não se entendem. Responsabilidade passa para Governo Federal.

Luar Maria Brandão luar@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Zemaria 29/09/2012 16:50
A grande verdade é que essas moradias só estão na beira do trilho,por conta da inoperância do poder público municipal, ao logo dos anos. Aonde fica a segurança dos moradores ? É a política fora da lei.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>