[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Vítimas da violência podem ter depressão | Fortaleza | O POVO Online
REFLEXOS 26/07/2012

Vítimas da violência podem ter depressão

Compartilhar

Toda terça-feira à tarde, fragilidades são expostas, avaliadas, diagnosticadas e indicadas para tratamento. São recorrentes os casos de pessoas vítimas da violência que precisam de acompanhamento médico no Núcleo de Transtornos Ansiosos (Nuta) do Hospital de Saúde Mental de Messejana.

 

Elas chegam encaminhadas por profissionais de outras unidades. Foram assaltadas, sofreram algum tipo de violência, tiveram a casa invadida por bandidos...Desenvolveram transtornos pós-traumáticos. “Não é procura pequena. É um dos quadros mais comuns. Tem muitos cronificados (em estágio avançado), mas recebemos muitos que acabaram de passar por um evento traumático”, explica a coordenadora do Nuta, Cynthia Régia Leite Oliveira.


A partir do relato do paciente, uma programação terapêutica é traçada. Tratamentos farmacológico e psicoterapêutico, se preciso, também são prescritos. Se a situação for muito grave, pode levar à depressão. “Dependendo do tipo de trauma, do gênero da pessoa e da história de vida dela, ela pode se adaptar bem ou mal ao trauma. Ele pode ou não se desenvolver”, acrescenta Cynthia.


A coordenadora pondera, no entanto, que nem toda vítima de violência desenvolve trauma. Há quem não tenha qualquer sintoma e supere o episódio tranquilamente. “Mas tem gente que tenta se proteger de todo jeito; que evita qualquer coisa que possa sinalizar quem a roubou. Esse sintoma de esquiva é muito comum”, diz. (BC)

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>