[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Mais uma UPA 24 horas é inaugurada | Fortaleza | O POVO Online
Saúde 28/06/2012

Mais uma UPA 24 horas é inaugurada

A quarta e última unidade prevista para essa etapa em Fortaleza foi inaugurada ontem no Canindezinho. São 15 leitos e 43 médicos
FOTO: FABIO LIMA
Foram investidos R$ 5,2 milhões na construção da unidade e instalação dos equipamentos
Compartilhar

Da última vez que precisou de cuidados médicos, a dona de casa Francisca Luzia de Jesus, 56, precisou se deslocar do Canindezinho até a Parangaba para resolver o problema de hipertensão. Com pressão 20 por 16, quando chegou ao hospital, ela já estava com paralisia facial. “Sofríamos muito com a falta de médico na região. Não tinha quem socorresse a gente”, destaca.

 

Ontem, foi a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas no Canindezinho. Essa é a quarta e última a ser entregue em Fortaleza, nessa primeira etapa. “Acredito que seja a área que vai concentrar a maior demanda. O problema da saúde é grave, com a UPA acho que se agravará menos”, afirmou o governador Cid Gomes.


Ele visitou todas as salas da unidade, incluindo as alas pediátrica e adulto, ressuscitação e raio-X. Foram investidos R$ 5,2 milhões na construção da unidade e instalação dos equipamentos, com recursos do Governo do Estado e do Ministério da Saúde. Com porte nível III, a UPA do Canindezinho tem estrutura para atender 450 pessoas diariamente.


O secretário da saúde do Estado, Arruda Bastos, acrescenta que a nova UPA deve facilitar o atendimento de urgência e emergência na região, além de ajudar a desafogar os hospitais que acabam recebendo pacientes fora do perfil. “A UPA serve para atender pacientes com doenças agudas, de média e baixa complexidade”, cita. Ou seja, os primeiros socorros aos casos de pressão alta, queimaduras, cortes, dores no peito, falta de ar, vômito, tontura forte, febre e convulsão.


As pessoas atendidas são avaliadas de acordo com a classificação de risco à saúde do paciente, podendo ser liberadas ou permanecer em observação por até 24 horas. Ao todo, são 150 profissionais de saúde, entre eles, 43 médicos, 24 enfermeiros e 37 técnicos de enfermagem.


Mais UPAs


No total, as outras quatro UPAs 24 horas no Estado, sendo três em Fortaleza (Messejana, Autran Nunes e Praia do Futuro) e uma em Maranguape, já atenderam mais de 100 mil pessoas. “A UPA já se popularizou e foi muito importante nesse período de dengue”, ressalta o secretário.


No início de julho, deve ser inaugurada a UPA de Caucaia e do Eusébio. Até setembro, a previsão é que fiquem prontas as unidades de São Gonçalo do Amarante, Pentecoste, Aracoiaba, Crateús, São Benedito, Iguatu e Juazeiro do Norte.


Além das 32 já oficializadas pelo Estado, mais 16 UPAs também estão previstas para o Ceará, de acordo com o anúncio feito pelo Ministério da Saúde. Segundo Arruda Bastos, Fortaleza deve receber mais três unidades no próxima etapa - com execução de responsabilidade da Prefeitura. “Toda cidade com mais de 50 mil habitantes deverá ter uma UPA 24 horas”, promete.

 

ENTENDA A NOTÍCIA


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do Canindezinho está localizada na rua 15, esquina com rua José Dantas Vieira. São cinco médicos por plantão. A expectativa é de 450 atendimentos por dia.

Viviane Gonçalves vivi@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>