[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Parque não integra cadastro nacional | Fortaleza | O POVO Online
COCÓ 25/06/2012

Parque não integra cadastro nacional

Compartilhar

O Parque do Cocó existe de fato, mas não de direito. O Governo do Estado publicou dois decretos - nº 20.253 (1989) e nº 22.587 (1992) - que criaram o Parque do Cocó e instituíram a área de interesse social para fins de desapropriação. O problema é que os terrenos privados do entorno não foram desapropriados e o plano de manejo não foi feito. Por isso, o parque não está na lista do Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) do Ministério do Meio Ambiente.

 

Assim, só estão protegidas pela legislação ambiental as Áreas de Preservação Permanente (APPs), como as faixas ao longo do rio e o mangue. O presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, reconhece que o parque não existe formalmente, mas que o “o Estado tem administrado o Cocó como uma unidade de conservação ‘parque’”.


O procurador da República Alessander Sales critica a postura do Governo. “O governo não cria o parque e fica com essas medidas paliativas, como se ele existisse. E está violando as regras do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, pois, para aplicá-las, tem que criar o parque, que hoje está sem proteção efetiva”, protesta. Para a arquiteta e urbanista Joísa Barroso, porém, é positivo que “algumas medidas já possam ser iniciadas”. (GM)

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>