[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Vereadores aprovam Estatuto Municipal de Segurança Bancária | Fortaleza | O POVO Online
Legislação 09/06/2012

Vereadores aprovam Estatuto Municipal de Segurança Bancária

Projeto de lei é um conjunto de normas de segurança a serem seguidas pelas instituições bancárias que atuam na Capital. O Estatuto será encaminhado, na próxima quinta-feira, para o Gabinete da prefeita Luizianne Lins. Se for aprovado, bancos terão 120 dias para se adaptar
FOTO: IGOR DE MELO
Assaltado em março, Bradesco (Aldeota) não tinha porta giratória
Compartilhar

A Câmara dos Vereadores de Fortaleza aprovou, na última quarta-feira, o Estatuto Municipal de Segurança Bancária, que estabelece as normas de segurança a serem cumpridas por bancos que atuam na Capital. O projeto, que foi aprovado por unanimidade pelos parlamentares, será encaminhado para o Gabinete da prefeita Luizianne Lins (PT), já na próxima quinta-feira, para possível sanção. Se receber apreciação favorável da prefeita, a responsabilidade sobre a fiscalização dos bancos passará a ser do Município.

 

Conforme O POVO antecipou no último dia 10 de maio, as determinações do projeto de lei nº 0144/12 abordam desde a segurança do cliente no interior das agências até o monitoramento de caixas eletrônicos e carros-fortes.


Para coibir a prática das saidinhas bancárias, agências poderão ser obrigadas a instalar aparelhos bloqueadores de de celular. Além disso, o uso de equipamentos, como portas com detectores de metais, câmeras de segurança, divisórias e biombos, também está previsto no conjunto de normas que integram o Estatuto.


Não será permitida a entrada no banco com capacete, óculos escuros ou artigos que prejudiquem a identificação visual dos clientes. As agências terão de fazer a segurança de seus caixas eletrônicos com vigilantes armados e câmeras de segurança.


Carga e descarga de valores por carros-fortes deverão ser feitas em local protegido, apropriado e na ausência de clientes.

 

Projeto aguarda sanção


Presidente da Câmara, Acrísio Sena (PT) espera, agora, ser recebido “na quinta pelo secretário de governo da Prefeitura, Valdemir Catanho. Vamos pedir que a prefeita acelere a sanção”, disse Acrísio.


O vereador justifica a celeridade alegando que as instituições financeiras ainda terão prazo de 120 dias, após a aprovação final, para se adequarem às normas. “Até lá, o cidadão continuará refém dos bancos que descumprem a lei”, concluiu o parlamentar.


Além das instituições bancárias, o Estatuto enquadra também sociedades de crédito, associações de poupança, postos de atendimento, subagências de crédito, cooperativas de crédito, caixas eletrônicos e similares.

 

ENTENDA A NOTÍCIA


O Estatuto Municipal de Segurança Bancária foi elaborado com o objetivo de coibir as ações contra bancos na Capital. Em 2012, já ocorreram 40 ataques a bancos e caixas eletrônicos no Ceará. No mesmo período do ano passado, 12 ações foram registradas no Estado.

 

Compartilhar
espaço do leitor
Carlos 09/06/2012 14:35
Até que os vereadores estão com boa vontade, mas infelizmente essa lei é inconstitucional. A segurança é de responsabilidade do Estado Membro e não do município. Os bancos conseguirão liminares com muita facilidade e nunca vão cumprir a lei.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Cris 09/06/2012 13:01
com internet 3g, o cara se quiser manda ate foto pro comparsa, e alem disso, os funcionarios tambem estao proibidos de usar? kk boa intenção mas muitas brechas essa lei, deveriam fazer algo definitivo, é sempre assim, so resolve por cima pra dizer que fez alguma coisa, enquanto isso nos sofremos.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Roberto 09/06/2012 12:16
kkkkk,,,, e só passa um topedo..
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Humberto Alcantara Kubrick 09/06/2012 11:55
Caro Edvaldo Diógenes ,já existe uma lei federal obrigando os bancos a atender o cliente em no máximo 20 minutos.Inclusive várias pessoas ganharam indenização via justiça por causa do descuprimento da lei.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Lazaro Mesquita 09/06/2012 11:40
Como sempre eles deram mais uma prova de que não representam o povo, fazendo uma lei que protege o banqueiro e as autoridades que tratam com desdém a população.Vamos dá o troco trocando todos eles.
Este comentário é inapropriado?Denuncie
Ver mais comentários
10
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>