[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Polícia identifica quatro acusados de sequestrar empresária | Fortaleza | O POVO Online
Operação 19/04/2012

Polícia identifica quatro acusados de sequestrar empresária

Um deles está no Rio e intermediava a negociação. Polícia já prendeu chefe da quadrilha e dois comparsas
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
Compartilhar
EDIMAR SOARES
O carioca Josinelson Ferreira da Silveira está sendo procurado

A Polícia Civil está à procura do carioca Josinelson Ferreira da Silveira, 38, acusado de ser um dos negociadores no sequestro da empresária Vanessa Rabelo, cujo cativeiro foi descoberto na madrugada de terça-feira (17) no distrito de Cristais, em Cascavel.

 

Segundo o delegado Rommel Kerth, diretor da Divisão Antissequestro (DAS), Josinelson morava no Ceará, mas retornou ao Rio de Janeiro (RJ) para realizar os contatos com os familiares da vítima. Com isso, o grupo tentava dificultar o trabalho de investigação. A Polícia Civil do Ceará já entrou em contato com a Polícia carioca, pedindo o prisão preventiva do acusado.


Outros três integrantes da quadrilha foram presos em flagrante. O mentor dela é Francisco Pedro Barreto de Freitas, mais conhecido como “Veio do Chico Peba”. Outros dois homens cuidavam do cativeiro: Jair Maurício da Silva, 26, e Fagner Oliveira da Silva, 29. “Temos a certeza de mais três pessoas envolvidas, mas esse número pode aumentar. As investigações vão continuar e, com o depoimento do Francisco Pedro, algumas lacunas serão esclarecidas”, afirma Kerth.


O delegado-geral da Polícia Civil, Luiz Carlos Dantas, informa que “Veio do Chico Peba” já participou de outros três grandes sequestros no Ceará nos anos de 2005 e 2006. Ele já havia sido preso em 2002, acusado de roubo de cargas e combustíveis. A segunda prisão ocorreu em 2006. No ano de 2009, o Supremo Tribunal de Justiça (STJ) libertou Francisco Pedro por excesso de prazo na formação de culpa.


“Pela primeira vez, (ele) foi preso em flagrante delito por extorsão mediante sequestro”, explica Rommel Kerth. Isso poderá facilitar a condenação do acusado. “Vamos fornecer material suficiente - e o mais rápido possível - para o Ministério Público e Judiciário, para que ele (Chico Peba) seja julgado e condenado”, garantiu Dantas.

 

Cativeiro


Vanessa foi encontrada acorrentada pelo tornozelo no cativeiro. Porém, Dantas afirma que não foi cometida nenhuma agressão física nem tortura psicológica contra a vítima. “O perfil da vítima surpreendeu a todos nós desde o início: uma pessoa muito alegre que, mesmo diante das circunstâncias, soube manter uma relação de tranquilidade e até de certa descontração (com os sequestradores)”, afirma Kerth. Segundo o delegado, a família da vítima não denunciou o sequestro à Polícia e também não pagou pelo resgate.


A operação de estouro do cativeiro contou com a participação de 18 policiais da Divisão de Antissequestro e da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

 

Saiba mais

 

Os policiais precisaram percorrer três quilômetros a pé para chegar ao cativeiro sem serem notados.

 

No momento da prisão, “Veio do Chico Peba” tentou fugir em um veículo. Depois de preso, apresentou documento falso, identificando-se como João Pedro Rabelo Martins.

 

Ele é acusado de praticar crimes em outros estados, como Pará e Tocantins.

 

Uma pistola ponto 40 foi apreendida. Os acusados já foram interrogados e estão presos, mas não foi divulgado para qual delegacia foram encaminhados.

 

Não há prazo para ouvir a vítima do sequestro.

 

Os detidos foram autuados por extorsão mediante sequestro, formação de quadrilha e porte ilegal de arma.

 

A desarticulação da quadrilha envolveu, além da Divisão de Antissequestro (DAS), a Coordenadoria de Operações Policias (Copol) e Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS.

 

O quê

 

ENTENDA A NOTÍCIA


A Polícia já identificou outros quatro integrantes do sequestro da empresária Vanessa Rabelo. Um deles é Josinelson Ferreira da Silveira, que está foragido no Rio de Janeiro. Três integrantes da quadrilha foram presos.

 

Serviço

 

Caso desconfie da existência de cativeiro na região onde mora, você deve ligar para:

Divisão Antisequestro: (85) 3238 1754/ 3238 1086.

Ciops: 190

Não é preciso se identificar

Enviar por e-mail Imprimir Corrigir
Compartilhar
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>