Católicos 20/03/2012

Multidão participa de procissão em homenagem a São José

Milhares de fiéis compareceram à procissão de São José que foi seguida de missa solene, presidida pelo arcebispo de Fortaleza. O trajeto dos fiéis foi por entre as ruas que contornam a Catedral
FOTO: EDIMAR SOARES
Caminhada percorreu as ruas do entorno da Catedral Metropolitana, no Centro, e demorou 60 minutos
Compartilhar

As ruas que contornam a Catedral Metropolitana de Fortaleza receberam um brilho especial. Milhares de fiéis acompanharam a tradicional procissão de São José. A caminhada passou pelas ruas ao redor da igreja e foi finalizada ainda na Catedral com missa solene presidida por dom José Antonio Aparecido Tosi, arcebispo de Fortaleza.

 

Foram cerca de 5 mil pessoas louvando e acompanhando a imagem do santo no trajeto que durou exatos 60 minutos. Os dados são de uma das coordenadoras da festa, Regina Pereira Castelo Branco.


As rezas se misturavam entre a diversidade de pessoas. Eram crianças, idosos, mulheres, homens louvando ao padroeiro do Estado, São José. A demonstração de fé surgia da passada devagar de dona Irani Gonçalves. “Tive um AVC, não posso andar muito rápido”, explicou a dona de casa. Apesar da limitação, ela disse não se importar com as dores, nem tonturas que surgiam com os esforços. A importância daquele momento era de agradecer. “Agradecer a vida que ele me concedeu mesmo depois do AVC, agradecer o amor, agradecer as pessoas que nos cercam”, emocionou-se a dona de casa.


As reclamações dela surgiam com o passar das ruas. “Parece que esses buracos no meio das calçadas e no asfalto aumentam nosso sacrifício”, disse a senhora. Ela agradecia até mesmo a presença da reportagem, que podia “transmitir a emoção e a glória do momento”.


Os passos de dona Irani se confundiam com o de Ana Cláudia Sousa, 9, que segurava fortemente a mão de sua avó. A menina cantava as orações de São José. “Aprendi porque é a segunda vez que venho”, disse ela.

 

Missas


Durante todo o dia de São José celebrações foram ofertadas ao santo. Na Catedral foram quatro missas em horários diversos.


Às 8h30mim foi ofertada a missa dos Idosos e dos doentes. A missa dos Josés reune, todos os anos, centenas de pessoas a Sé. Ela ocorre às 10 horas. Ao meio dia ocorreu a missa destinada às crianças e adolescentes. Às 16 horas, a Sé celebrou a missa da família. (Roberta Arrais robertaarrais@opovo.com.br)

 

ENTENDA A NOTÍCIA


Desde o dia 10 de março novenas foram organizadas pela Catedral Metropolitana de Fortaleza com o intuito de homenagear São José. A festa do padroeiro tinha como tema “Com São José, Cuidemos da Saúde”. No dia do santo, 19 de março, foram celebradas quatro missas e uma procissão na Sé.

 

Serviço

Horários das missas na Catedral aos domingos

Às 10 horas ; 12 horas; 18h30min; 20 horas.

Endereço: Rua Sobral, nº 1, Centro

Informações: (85) 3388 8702

Compartilhar
espaço do leitor
Alaércio Flor 20/03/2012 13:36
Não há um Evangelho segundo José,o pai nutriz de Nosso Senhor Jesus Cristo.bem que um escritor comunista como José Saramago que escandalizou a Igreja fazendo um Jesus humano ter seu próprio evangelho escrever a vida do santo mais justo e discreto do imaginário cristão,José que foi esposo fiel de Mar
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS