[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Chegou a hora de preparar seu guarda-chuva | Fortaleza | O POVO Online
Estação 28/02/2012 - 01h30

Chegou a hora de preparar seu guarda-chuva

Dia chuvoso, com temperatura de até 23 graus, é alerta para os fortalezenses se prepararem para as precipitações da estação. Cuidado no trânsito e guarda-chuva em mãos são essenciais
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
FOTO: MAURI MELO
Com o início da temporada de chuvas, guarda-chuva virou de novo peça fundamental para fortalezenses

As primeiras horas da manhã em Fortaleza vieram acompanhadas de uma chuva constante que continuou durante boa parte do dia. E que avisou aos fortalezenses sobre a necessidade de se preparem para as precipitações da estação.

 

Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) até as 7 horas da manhã de ontem, a cidade havia registrado 52 mm de chuva. E o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou temperatura de 23 graus durante a manhã.


No começo da segunda-feira chuvosa, o trânsito registrou engarrafamentos típicos de uma mudança na realidade das vias e dos condutores. Não importava o atalho escolhido, as filas de carros eram frequentes. Aqueles que, independente do tempo, precisavam tomar o rumo do Centro da cidade encontraram calçadas ainda vazias no início da manhã e muitas lojas fechadas mesmo depois das 8 horas.


Já o trabalho da Defesa Civil foi intenso, com o registro de 23 ocorrências até às 11h30min de ontem. Foram nove alagamentos, um desabamento, três incêndios, três inundações, um risco de deslizamento e sete riscos de desabamento. Segundo a Defesa Civil, não houve feridos. A Regional VI totalizou dez ocorrências, seguida pela I, que registrou sete. Já a Regional V não teve ocorrências.


A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) indicou que cinco semáforos tiveram problemas pela manhã.


Através do Twitter do Trânsito O POVO (@transitoopovo), muitas pessoas alertavam sobre alagamentos ou trânsito mais lento por causa da chuva em determinadas vias da cidade, como as avenidas Leste-Oeste, Monsenhor Tabosa e 13 de maio. Pontos como as avenidas Raul Barbosa e José Bastos também sentiram os efeitos dos mais de 50 mm de chuva registrados.


Um ponto que era conhecido pelos alagamentos que prejudicavam trânsito e, principalmente, os moradores era a rua Padre Valdevino na esquina com Virgílio Távora. No entanto, o local não apresentou problemas ontem. Segundo a comerciante Nazaré Costa, nos anos anteriores a chuva que caía de manhã já seria suficiente para a água ir até a porta. O local passou por intervenções do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor).


A previsão da Funceme para os próximos dias é de céu nublado com chuva para Fortaleza e céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada em todas as regiões do Estado.

 

 

ENTENDA A NOTÍCIA


Após um período de pré-estação com alguns dias de chuva, as precipitações já marcam a estação no Estado. A previsão para os próximos dias é de mais chuva, céu nublado e temperatura mínima abaixo dos 24°C.

 

Cuidados em tempo de chuva


Nas vias:

Se você dirige pela cidade em tempos de chuva, mantenha os faróis acesos para melhorar a visibilidade.

Tenha cuidado com os pedestres. Diminuir a velocidade pode evitar que o pedestre tome um banho.

 

Não arrisque passar com o carro se o nível de água ultrapassar o meio do pneu.


Com o lixo:

Deixe as sacolas bem fechadas para evitar que o lixo se espalhe.

Não jogue, em hipótese alguma, lixo na rua, pois essa atitude de risco entope os bueiros e aumenta os riscos de alagamentos para a cidade.

 

Evite recipientes abertos para condicionar o lixo e, se possível, o coloque em local elevado.

 

SERVIÇO

Informações úteis


Defesa Civil: 190

Corpo de Bombeiros: 193

A Funceme disponibiliza informações em tempo real pelo site www.funceme.br.

 

A previsão da Funceme para os próximos dias é de céu nublado com chuva para Fortaleza e céu parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada em todas as regiões do Estado.

 
Para saber a situação de vias de Fortaleza, acesse o Twitter do Trânsito O POVO (@transitoopovo).

 

Samaisa dos Anjos samaisa@opovo.com.br
Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>