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A professora Rosimary Almeida, do curso de Sociologia e do Mestrado Acadêmico em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (Uece), critica a maneira como os recursos são distribuídos nas escolas públicas. “O governo prioriza algumas escolas e faz uso delas como marketing político”, avalia.
Para ela, o poder público deveria trabalhar para que todas as escolas tivessem um nível semelhante de qualidade, investindo em infraestrutura, gestão e boas condições de trabalho para os profissionais. Além disso, deve envolver os pais e a comunidade no cuidado com a escola.
A coordenadora da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza, Marisa Aquino, afirma que o governo tem trabalhado para diminuir as desigualdades entre as escolas, com assistência e investimento em profissionais e equipamentos.
Ela reconhece que algumas instituições, como as profissionalizantes, recebem mais recursos devido a especificidade do trabalho que realizam. “Já conseguimos diminuir essa desigualdade ao longo do tempo, mas não é algo que se muda do dia para a noite. Acho que até o final da gestão vamos ter avançado muito na padronização das escolas e no oferecimento de condições iguais para os alunos”.
Conforme a Secretaria da Educação do Estado (Seduc), os alunos que não conseguirem vaga na escola Patronato Sagrada Família serão remanejados para outros colégios da região. (GM)
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