[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Faixas prioritárias serão implantadas em cinco trechos | Fortaleza | O POVO Online
Ônibus 25/02/2012 - 01h30

Faixas prioritárias serão implantadas em cinco trechos

Ao todo, mais de 70 linhas que passam por cinco trechos vão ser beneficiadas. Pelos corredores, só poderão circular ônibus e vans, além de veículos de passeio que vão fazer conversões à direita. No entanto, ainda não há prazo para a implantação do sistema denominado de Serviço Rápido de Ônibus
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir

Em dias e horários de tráfego intenso, o motorista de ônibus Fernando Estevão, 29, demora mais de duas horas para cumprir o trajeto da linha Antônio Bezerra/Messejana. Mas o estresse e o tempo gasto por ele podem diminuir a partir de um projeto da Prefeitura que vai destinar faixas prioritárias para o transporte público.

 

De acordo com o presidente da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), Ademar Gondim, a implantação dos corredores expressos representa a priorização do transporte coletivo em relação ao individual. O objetivo é diminuir o tempo das viagens, além de poupar o meio ambiente. “Você vai gastar menos combustível, melhora também as condições ambientais”, ressalta.


O novo sistema, denominado de Serviço Rápido de Ônibus (BRS, na sigla em inglês), não terá obstáculos físicos, mas será sinalizado. Pelo corredor, a princípio, só poderão circular ônibus e vans. Veículos de passeio só vão poder entrar na faixa quando forem fazer conversões à direita.


Ao todo, cinco trechos devem ser beneficiados com a instalação dos corredores prioritários, cujos horários de funcionamento devem variar. Os espaços devem ser liberados aos domingos para o uso geral. De acordo com a Etufor, mais de 70 linhas de ônibus vão ser beneficiadas com os corredores, que, quando forem implantados, deverão agilizar o transporte de cerca de 325 mil pessoas por dia.


Um dos trechos beneficiados vai contemplar José Maria Saraiva, 39, que sempre que precisa ir ao Centro, utiliza a linha Antônio Bezerra/Messejana. O impressor gostou da novidade, mas reforça a necessidade de uma fiscalização. “Se for usado só pelos ônibus vai ser bom, porque evita pegar esse congestionamento”, disse.

 

Flagrante


O alerta dado por José Maria tem justificativa. Ontem, a equipe do O POVO flagrou um carro de passeio na faixa voltada aos transportes coletivos na avenida Mister Hull. Nossa equipe também presenciou um ônibus fora da faixa destinada aos transportes públicos na avenida Bezerra de Menezes. Situações como essas, segundo Ademar Gondim, serão coibidas. “Vai haver uma fiscalização efetiva. Aquele que cometer infração será penalizado” explica.


A Etufor informou que o prazo para a implantação dos corredores ainda não foi definido, apesar de os trabalhos de planejamento já estarem sendo realizados. “À medida que a parte física e a sinalização forem sendo resolvidas, os corredores vão sendo implantados”, garantiu o presidente do órgão.


Outra novidade é que os próprios usuários vão poder escolher por qual trecho a mudança será iniciada. A consulta popular começa hoje e vai até o dia 4 de março, sendo possível dar sugestões através de formulários distribuídos em todos os terminais de integração e também no site da Etufor.


Quem já está na expectativa pela novidade é a dona de casa Silvani de Morais, 35. Afinal, três vezes por semana ela pega a linha Antônio Bezerra/Messejana e demora até uma hora no coletivo. “Se demorasse menos era melhor”, confessa. É aguardar para conferir.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


Faixas prioritárias para transporte coletivo vão ser implantadas pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor). Ao todo, 5 trechos vão ser contemplados, o que deve beneficiar, por dia, cerca de 325 mil pessoas.

 

Serviço

 

Os próprios usuários vão poder escolher por qual trecho a mudança começará

Quando: de hoje até 4 de março 

Onde: nos terminais de integração e no site da Etufor

 

Etufor

Site: www.etufor.ce.gov.br

Endereço: avenida dos Expedicionários, 5677 – Vila União

Mais informações: 3452 9205

Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir

Veja também

Boa notícia
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>