[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Riacho Maceió recebe doação de 300 árvores | Fortaleza | O POVO Online
Área de preservação 25/02/2012 - 01h30

Riacho Maceió recebe doação de 300 árvores

O local é um dos sete que vão receber o plantio de árvores doadas à Semam, além das mudas que vão para o Horto Municipal. Ao todo, 5 mil plantas serão concedidas à Prefeitura para auxiliar a arborização da cidade
notícia 0 comentários
Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
ANDRÉ SALGADO/ESPECIAL PARA O POVO
As árvores do riacho Maceió fazem parte de uma doação de 5 mil plantas à Semam

A Área de Preservação Permanente (APP) do riacho Maceió começa a receber mudanças. Até o fim de março, 300 árvores semiadultas — com até 1,5 metro — serão plantadas às margens do riacho. As árvores, de espécies nativas ornamentais e frutíferas, serão distribuídas ao longo de seis quilômetros e fazem parte de uma doação da BSPAR Incorporações à Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam).

 

Segundo Valdelício Pontes, engenheiro agrônomo da Equipe de Controle Ambiental da secretaria, pelo porte e local de plantio, as árvores terão 90% de chance de se manterem. Segundo ele, será iniciada também uma campanha educativa para que a população possa plantar outras mudas e ajudar a preservar a APP. Ele explica que serão realizados também a limpeza do riacho e o monitoramento semanal.


“Não adianta apenas plantar. Temos que ter condições de manter, e por isso é necessária a participação e o interesse da população”, afirma Pontes. Conforme o engenheiro, o plantio faz parte de uma tentativa de resgatar a vegetação degradada da Capital. “Fortaleza perdeu muito da cobertura arbórea nos últimos 30 anos. Queremos recuperar o índice de pelo menos 12 metros quadrados de área arborizada por habitante”. Durante um ano, a manutenção das novas árvores, de acordo com a Semam, será a cargo da empresa, e depois passará a ser responsabilidade da secretaria.


As árvores do riacho Maceió fazem parte de uma doação de 5 mil plantas à Semam. De acordo com Renata Santos, gerente de marketing da empresa doadora, a ação faz parte de um projeto de desenvolvimento sustentável. As lagoas da Parangaba e de Itaperaoba, o riacho João Lopes, os parques Rachel de Queiroz e Montenegro e parte da avenida José Bastos também serão beneficiados com a concessão. A outra parte — 3.500 mudas — será entregue ao Horto Municipal, onde a população pode ter acesso para também realizar o plantio.


Além da doação das mudas para a Semam, a BSPAR Incorporações também faz parte do grupo de três empresas que pagou a ação compensatória pela derrubada de 52 árvores na Aldeota, no ano passado. Além do local que sofreu a intervenção no início de março de 2011, o Jangurussu, o parque Rio Branco e a lagoa do Opaia receberão 850 árvores. Será elaborado também, como compensação, o Inventário Arbóreo de Fortaleza e o Fator Verde da Construção Civil, que deve regular a construção de empreendimentos na cidade.


Segundo Valdelício, o plantio de uma quantidade de árvores superior ao que foi derrubado é necessário por conta da idade das plantas. “Até que essas árvores jovens façam a mesma transformação do ar que as antigas, demanda tempo”. Segundo a Semam, até setembro devem ser concluídas todas as ações compensatórias.

 

O quê


ENTENDA A NOTÍCIA


A Semam recebeu a doação de 5 mil plantas para plantio na Capital. Destas, 1.500 árvores serão plantadas nas margens do riacho Maceió e em mais seis locais, e 3.500 mudas ficarão no Horto Municipal, à disposição da população.

 

Serviço

 

Quem deseja solicitar mudas de plantas para plantio pode entrar em contato com a Equipe de Controle Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Controle Urbano (Semam).

Telefone: 3105 1383

Mariana Freire
Enviar por e-mail Imprimir Compartilhar Aumentar texto Diminuir texto Corrigir
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>