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No cenário da Praia de Iracema, a briga entre as ondas e as 200 carradas de areia que são jogadas diariamente no processo de aterramento é grande. E, agora, além dos caminhões que compõem a paisagem, a coloração vermelha que o mar ganhou chama a atenção daqueles que passam pelo calçadão reformado.
Maria Rosa Rodrigues mora perto da praia e costuma ir ao local quando não está trabalhando. “Estranhei essa cor, parece aquela história do mar vermelho, né?”, brincou.
Segundo a Secretaria Executiva Regional (SER) II, não era para o mar ficar avermelhado, pois o uso da piçarra (areia de tom vermelho) se restringe ao trecho usado pelos caminhões que transportam o material. No entanto, a maré alta destruiu essa trilha de piçarra, o que provocou a mudança de cor. A SER II complementou que não existe nenhum risco, pois a areia é um elemento natural e a situação deve se estabilizar em dois ou três dias.
Faixa de areia
O italiano Arica de Gani já está acostumado com os passeios na orla de Fortaleza. Ele nem se abalou com a água avermelhada, adiantando o prognóstico de que logo voltaria ao normal. Já sobre o processo de aumento da faixa de areia através do aterramento, ele acredita que “a praia vai ficar boa, bonita, mas tem que ver se vai durar, porque o mar sempre toma o que é dele, seja aqui ou mais na frente”. A opinião foi complementada pela lembrança de quando as ondas lavavam o calçadão em alguns trechos da orla.
O chefe do distrito de infraestrutura da SER II, João Luiz Ramalho, explicou que o segredo é usar uma areia que tenha um grão compatível ao do local que está sendo aterrado, porque dessa forma, a praia fica consolidada. Neste aterramento, a areia usada é retirada do bairro Serviluz.
A intervenção foi iniciada em setembro de 2011 e deve ser finalizada até agosto ou setembro deste ano. Segundo Ramalho, a parte física da obra já atingiu os 18%. O processo de aterro abrange 73 metros, sendo 30 no nível do calçadão e 43 metros inclinados. O aterro vai do espigão da João Cordeiro até o novo espigão que está sendo construído após a Ponte Metálica, conhecida como Ponte Velha. Essa parede de espigões serve como contenção para sustentar o trabalho de aterramento, segundo explicou Ramalho. O espigão da João Cordeiro também está passando por obras de urbanização e deve ficar pronto até julho.
ENTENDA A NOTÍCIA
A Praia de Iracema guarda memórias da cidade e é local onde o presente está sendo modificado através da revitalização do calçadão pelas obras da Prefeitura e pelo retorno dos cidadãos ao convívio à beira mar.
SAIBA MAIS
Projetos
Ponte Metálica
O espigão que está sendo construído ao lado da Ponte Metálica, mais conhecida como Ponte Velha, também deve ser urbanizado.O local servirá para contemplação da estrutura histórica da Ponte Velha, que terá acesso interrompido. No entanto, o recurso para essas intervenções ainda está sendo captado.
Beira Mar
Há o projeto da criação de uma faixa de terra de 80 metros entre as avenidas Rui Barbosa e Desembargador Moreira.O processo usado é o de aterramento hidráulico, em que a areia é dragada do fundo do mar e despejada na praia.
Espigão João Cordeiro
Ele tem 626 metros de comprimento, mais do que o dobro daquele que já muito frequentado na Rui Barbosa.O custo inicial da obra era de R$ 1,79 milhão.
Revitalização
Para o trecho da avenida Almirante Tamandaré à avenida Rui Barbosa foram planejadas 22 intervenções para a revitalização da Praia de Iracema.A reforma do calçadão possibilitou que o local voltasse a ser destino para famílias e, principalmente, patinadores nos finais de semana.
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