[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Quase invisíveis | Esportes | O POVO Online
Copa das Confederações 26/06/2013

Quase invisíveis

Seguranças particulares treinados pela Fifa para atuar dentro dos estádios têm atuado discretamente na resolução de conflitos na Arena Castelão
FCO FONTENELE
Profissionais contratados para resolver pequenas pendências, stewards têm atuação discreta
Compartilhar

 

Parte dos torcedores que foram às duas partidas da Copa das Confederações na Arena Castelão, em Fortaleza, reclamou do comportamento da torcida e da demora na atuação da segurança particular da Fifa, contratada para atuar dentro das arenas.


Pessoas paradas no meio das escadas, faixas abertas prejudicando a visão dos que estavam cadeiras atrás, idosos que não conseguiram deslocamento fácil e torcedores embriagados causando transtornos foram os principais motivos de reclamações entre os que estavam no estádio.


Os stewards, um tipo de auxiliar que trabalha na segurança interna dos estádios nos eventos promovidos pela Fifa, são os principais responsáveis por evitar esses incômodos entre os torcedores. Porém, o que se viu nas arquibancadas foi uma atuação discreta desses profissionais, isentando-se de intervir nesses problemas.


No plano de segurança fornecido pela Fifa antes do início da Copa das Confederações, os stewards deveriam estar localizados em partes estratégicas do estádio, a fim de evitar que torcedores causassem problemas para outros expectadores.


Na partida entre Espanha e Nigéria, no último domingo, O POVO flagrou o momento em que dois torcedores bêbados iniciaram uma discussão nas arquibancadas. A atuação dos stewards foi de orientação, mas também de aviso de possível expulsão de ambos do estádio.

 

Atuação foi positiva


Antes do início dos jogos, o Comitê Organizador Local (COL) estimou que, somente para a Copa das Confederações, seriam necessários 10 mil stewards. No jogo da seleção brasileira em Fortaleza, foram utilizados 940 stewards e seguranças privados.


Em nota, o departamento de comunicação da Fifa avaliou a atuação dos profissionais como positiva. Registrou também que sempre foram levados em conta o bom senso e o diálogo. Ainda segundo a nota, nenhuma ocorrência foi anotada pelos stewards na Capital.

 

Os stewards são um tipo de auxiliar que trabalha na segurança interna dos estádios nos eventos promovidos pela Fifa

 

Pessoas paradas no meio das escadas e faixas prejudicando a visão são dois problemas na Arena Castelão

João Bandeira economia@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>