[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Ceará e Fortaleza buscam fôlego para editar Clássico-Rei na final | Esportes | O POVO Online
Já pensou? 22/02/2013

Ceará e Fortaleza buscam fôlego para editar Clássico-Rei na final

GABRIEL GONÇALVES
Assisinho é destaque do elenco tricolor, que neste ano já igualou sua melhor campanha em Nordestão
Compartilhar

 

A etapa semifinal da Copa do Nordeste não é novidade para Ceará e Fortaleza. Os clubes já estiveram, em edições anteriores da competição regional, à beira dos confrontos decisivos. Bateram na trave. Nesta temporada, Vovô e Leão tem poderio reforçado pela tradição. Basta saber se conseguirão manter o ritmo apresentado nas quartas-de-final para assegurar, aos torcedores cearenses, o sonhado e inédito Clássico-Rei na final do Nordestão.


Em 1997 (ano em que a Copa do Nordeste passou a ser de responsabilidade da Confederação Brasileira de Futebol), o Alvinegro caiu nas semifinais diante do Vitória. Empatou o primeiro jogo com placar de 3 a 3 e perdeu o segundo por 3 a 2. O Leão da Barra foi campeão naquele ano, ao vencer o Bahia na decisão. Antes, nas quartas, o Ceará havia batido o Náutico e, nas oitavas, venceu o América-RN.


Já o Tricolor do Pici conquistou seu melhor desempenho na Copa do Nordeste em 2001. Naquele ano, as 16 equipes participantes se enfrentaram uma vez (15 jogos), seguindo o regulamento de pontos corridos. As quatro melhores passaram para as semifinais. Em terceiro lugar, com 30 pontos, o Fortaleza passou e encarou o Bahia. O tricolor da boa terra levou a melhor e deixou o Leão pelo caminho. Baianos levaram o título novamente.


De 2001 para cá, foram três edições sem Ceará e Fortaleza figurando em destaque. Na penúltima Copa do Nordeste, realizada em 2010, as equipes cearenses não ameaçaram entrar na briga pelo G4 e ficaram pela primeira fase da disputa. Vovô conseguiu melhor colocação e ficou em sexto lugar, enquanto o Leão encerrou participação na 11ª colocação da tabela.


E em 2010 também foi o último Clássico-Rei ocorrido no Nordestão. No estádio Castelão, Ceará venceu o Fortaleza por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Wellington Amorim e Ernandes. Outros encontros entre os rivais tricolor e alvinegro aconteceram em 2001 (vitória do Fortaleza por 2 a 1) e em 2002 (empate por 1 a 1).

 

Além do dérbi


Ceará e Fortaleza preparam suas equipes para encarar, respectivamente, ASA-AL e Campinense-PB, no próximo domingo. Os dois enfrentam baixas no elenco principal e problemas de contusão dos atletas. Porém, os técnicos Ricardinho e Vica quebram a cabeça e encontram soluções para manter os times vivos na competição.


Este esforço vale mais do que o possível Clássico-Rei nas finais. Apesar de o título do Nordestão ainda não valer vaga na Sul-Americana (o que ocorrerá a partir de 2014), o campeão somará um total de R$ 1 milhão em prêmios. Além disso, pode colocar um dos clubes cearenses em outro patamar no futebol nordestino e, por consequência, nacional.

André Victor Rodrigues andrevictor@opovo.com.br
Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>