[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Uma ajudinha ao Sol | Esportes | O POVO Online
castelão 1º mundo 20/07/2012

Uma ajudinha ao Sol

Castelão terá sistema de luz artificial para manter a qualidade do gramado
FOTO: DIVULGAÇÃO
Artifício da iluminação já é usado em diversos estádio ao redor do mundo para compensar a falta de luz natural e cuidar dos gramados
Compartilhar

Se não tem sol, a saída é apelar para o maquinário. Pelo bem do gramado. Ironicamente, na Terra da Luz, o Castelão vai se valer de um equipamento de iluminação artificial para auxiliar na manutenção da qualidade da grama.

 

Para compensar a deficiência de luz natural em algumas áreas do gramado, devido à coberta do estádio oferecer sombra a todos os assentos, e evitar a degradação do campo de jogo, será preciso adquirir uma máquina importada. A conta, segundo o secretário especial da Copa, Ferruccio Feitosa, já consta na planilha do Consórcio Arena Castelão, não significando nenhum custo a mais do que os R$ 518,6 milhões já destacados para a obra.


Com a insolação artificial controlada - em conjunto com outras ações de cuidado como irrigação, fertilização e controle de pragas - é possível preservar um nível ideal de fotossíntese (processo de transformação de energia solar em alimento para a planta). E essa boa renovação da grama garante ao estádio um tapete de alto padrão.


“É algo que todo estádio moderno tem. As coberturas modernas deixam sombra na grama, mas vamos comprar o equipamento e resolver o problema”, afirmou Ferruccio durante o seminário de operação dos estádios, há uma semana.

 

Orientação do COL


Para evitar que as arenas que vão receber a Copa do Mundo tenham problemas com o tipo de gramado implantado, o Comitê Organizador Local (COL) fez um estudo sobre as condições climáticas de cada uma das cidades-sede e traçou recomendações específicas para cada uma.


Além da iluminação suplementar, o tipo de grama, a forma de aplicação sobre o terreno, o método de drenagem e as técnicas de manutenção são alguns aspectos que também sofrem interferência dos organizadores do Mundial de 2014.

Ana Flávia Gomes
Compartilhar
espaço do leitor
Almiro 20/07/2012 09:43
Já estou imaginando a péssima qualidade da grama alguns meses após a copa...
Este comentário é inapropriado?Denuncie
1
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>