15/06/2014

Só Cristo pode salvar o ser humano

"Precisamos ser imitadores de Paulo, pois muitos estão como o carcereiro, desesperados, angustiados e à beira da morte, e nós, salvos em Cristo, temos o Evangelho que transforma vidas"
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br

Francisco Jonatan Soares

“ E eles disseram: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa.” Atos 16.31

 

O capítulo 16 do livro de Atos dos Apóstolos nos apresenta uma memorável ação do evangelho como caminho para a salvação do ser humano. Paulo e Silas são orientados pelo Espírito Santo para irem até a Macedônia. Chegando a Filipos, sua principal cidade, eles pregam o evangelho, e Lídia, uma comerciante de púrpura, aceita Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, e a ação do evangelho foi tão poderosa que sua família, após ouvi-los, também aceitou a Cristo.


Havia naquela cidade uma jovem que acompanhava Paulo e Silas há vários dias, e que tinha um espírito adivinhador que a fazia proclamar que eles eram verdadeiros servos do Deus altíssimo. Apesar de serem verdadeiras as suas palavras, o espírito que a dominava não era de Deus, e Paulo o expulsou, curando a jovem, mas também trazendo revolta contra eles por parte daqueles que a usavam para ganhar dinheiro. O final dessa revolta foi trágico e doloroso para Paulo e Silas, que foram açoitados e lançados em uma prisão.


Entra em cena o carcereiro de Filipos. Homem importante, rigoroso e cruel, pois tinha a missão de guardar aqueles que eram contra o império. Além de colocá-los na prisão, prende os seus pés com algemas. Paulo e Silas têm uma atitude ímpar, mas comum àqueles que têm Cristo como Senhor e Salvador, pois, apesar da situação de sofrimento e desespero, na insalubre e inóspita prisão, eles oram e louvam a Deus de forma tão extraordinária que mereceu a atenção dos outros presos. Essa demonstração de fé e confiança chega aos altos céus, fazendo com que Deus operasse, enviando um terremoto, que abala as estruturas da prisão, quebrando algemas e grades, libertando, assim, os presos.


Novamente, entra em cena o carcereiro, desta vez não mais autoritário e cruel, mas como um homem com um profundo medo e angústia, pois viu que os presos estavam livres e, diante dessa cena, pega sua espada e tenta tirar a própria vida. De forma eficiente e eficaz, Paulo interfere, gritando e acalmando o carcereiro. Precisamos ser imitadores de Paulo, pois muitos estão como o carcereiro, desesperados, angustiados e à beira da morte, e nós, salvos em Cristo, temos o Evangelho que transforma vidas.


Agora, temos um novo carcereiro, que, diante da ação de Paulo, e sob a orientação do Espírito Santo, e sabendo por que Paulo e Silas haviam sido presos, não quer mais a morte e, sim, a vida eterna. “O que devo fazer para alcançar a salvação?” Esta foi a pergunta do carcereiro, e, imediatamente, Paulo e Silas, unânimes, respondem: “ Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a tua casa”. Esta deve ser a resposta de todos os salvos, simples, porém com efeitos grandiosos.


Assim aconteceu, e a palavra foi pregada ao carcereiro e a toda a sua família, que foi salva, pois a fé vem pelo ouvir, ouvir a palavra de Deus, diz o próprio Paulo em Romanos 10.17. Houve salvação e mudança na vida deles, e todos se alegraram. Paulo e Silas, antes maltratados pelo carcereiro, agora recebem dele a atenção devida, cuidando dos seus ferimentos e recebendo-os em sua casa.


Amada igreja de Cristo, que noite memorável! Começou com dores, sofrimento, prisão, mas após as orações e louvores de Paulo e Silas e a impactante ação do evangelho, vidas foram salvas e transformadas. A alegria voltou ao seio de uma família e, de forma cabal, ficou comprovado que a salvação não é encontrada neste mundo e, sim, só no Senhor Jesus Cristo, Pai da Eternidade, portanto o único com poderes para nos dar salvação e vida eterna. Cabe a nós seguirmos o exemplo de Silas e Paulo, sendo testemunhas de Cristo e, assim, levando ao pecador a esperança de uma vida física e espiritual, real e verdadeira.

 

Francisco Jonatan Soares é pastor da Segunda Igreja Presbiteriana de Fortaleza

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>