Artigo 30/03/2014

Todos querem um Rei

notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18933, 'email': 'ingridrodrigues@opovo.com.br', 'nome': 'Ingrid Coelho'})
Ingrid Coelho ingridrodrigues@opovo.com.br

 

André Falcão Ferreira


O anarquismo nem de longe é o sistema político mais almejado. Pelo contrário, a história comprova que ao longo do tempo as sociedades depositaram suas esperanças em um governante. É como se a humanidade tivesse uma expectativa, um anseio íntimo por alguém que lidere com justiça, sabedoria e amor.


O povo judeu viveu no regime patriarcal e depois sob a orientação dos juízes. Os patriarcas e os juízes eram lideranças e tinham certa autoridade, mas estavam submissos às leis divinas. Até que o povo decidiu exigir que um rei fosse constituído sobre eles (1. Sm. 8). Porém, Deus lhes advertiu acerca das muitas regalias que um soberano teria e seriam bancadas pelo povo. Mas, Israel, irredutível, insistiu por um rei.


Com o passar dos séculos, a autoridade dos monarcas de várias sociedades foi sendo questionada. Até que no final século XVIII apareceram as revoluções com forte fundo intelectual, como as Revoluções Americana e Francesa. Começou a tomar vulto a ideia de democracia, um tipo de governo onde, em tese, prevalece a vontade do povo e que, até então, parecia apenas um mito romano. Mas, não sem antes lançarem mão de armas e, no caso da França, de um dos instrumentos mais bizarros já inventados: a guilhotina. Foi por esta que padeceu o rei absolutista Luís XVI


A maioria das revoluções, entretanto, mesmo contando com o apelo popular, deu lugar a novos tiranos que, apesar de possuírem menos poder, não deixaram de cometer maiores atrocidades.


Outrossim, não foi sem aprovação popular que as ditaduras se instalaram ao redor do mundo. Mas, a de consequências mais catastróficas, sem dúvida, foi a instalada na Europa por Hitler.


Hoje temos democracias na maior parte do mundo e os monarcas têm apenas caráter representativo. As democracias em vigor possuem vantagens inegáveis. Por outro lado, está patente aos olhos do cidadão mais displicente, que os governantes democráticos conseguem impor suas vontades. E para isto, não raro usam manobras escusas. É por isso que temos, mesmo nas maiores potências, terríveis mazelas como injustiças, desigualdades sociais, crises econômicas e até pessoas passando fome.


Diante do exposto, não é difícil perceber que o problema não está no sistema de governo, mas em como e por quem ele é exercido. Não está no sistema monárquico em si, mas nos reis. Quando Deus advertiu os israelitas sobre os infortúnios que eles passariam sob a soberania de um rei, ele o fez não porque esse tipo de poder seja ruim em si, mas porque o homem, pecador e falível, não reúne condições para exercê-lo.


O homem só pode exercer um governo, pelo menos razoável, quando conta com o auxílio de Deus. Não é à toa que os Estados Unidos tornaram-se a maior potência econômica, social e militar. Tal ascensão não se deu por causa das ideias de filósofos iluministas, mas como o escritor Laurentino Gomes ressalta no seu livro “1822”, ocorreu devido à instalação da cultura Protestante que, embasada nos princípios emanados da Bíblia, priorizou o ensino e o desenvolvimento.


Não tenho dúvida de que, com exceção de alguns defensores radicais de algumas correntes de pensamento, as pessoas não estão preocupadas com o tipo de governo, mas por quem, e principalmente como esse governo é exercido.


A expectativa de ver um líder justo e amoroso será suprida na pessoa de Cristo que derrotará todo o mal e regerá as nações (Ap. 19.15). No seu governo Ele “enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor” (Ap. 21.4). Jesus é o Rei perfeito! Sua monarquia é superior a qualquer tipo de governo que o homem possa implantar.


O reinado de Cristo já existe parcialmente na Terra por meio da sua Igreja. O poder de Cristo foi conquistado não à custa da vida alheia, mas pela sua própria vida entregue espontaneamente na cruz. Dessa forma, não precisamos ficar à deriva esperando por um rei. Se vivermos realmente de acordo com a vontade de Cristo já poderemos começar a fazer parte do seu reinado aqui na Terra, por meio da sua Igreja, para depois participarmos do seu reinado eterno em paz, justiça e amor.


André Falcão Ferreira é contador, analista do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado do Ceará

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>