[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Renúncia surpreendente e pressão de escândalos - Bento XVI
ERA RATZINGER 28/02/2013

Renúncia surpreendente e pressão de escândalos

GABRIEL BOUYS/AFP
Sucessão no Vaticano: otimismo
Compartilhar


O Papa Bento XVI, que ontem fez a última aparição pública antes da renúncia definitiva para dedicar-se à oração e meditação, será recordado por esta decisão sem precedentes na história recente da Igreja, após o curto pontificado marcado por muitos escândalos. Primeiro papa alemão da era moderna, Joseph Ratzinger, de 85 anos, substituiu em 2005, aos 78 anos, João Paulo II, um dos pontífices mais carismáticos da história.

 

O papado de Ratzinger, que presidiu com mão dura a célebre Congregação para a Doutrina da Fé, antigo Santo Ofício da Inquisição, foi marcado pelo pedido de perdão por décadas de abusos sexuais de religiosos católicos contra menores em vários países e optou pela “tolerância zero” contra os padres pedófilos.
Ao fim dos oito anos no comando de uma Igreja de 1,2 bilhão de fiéis, teve que enfrentar o escândalo do ‘Vatileaks’, o vazamento em 2012 de documentos confidenciais à imprensa italiana.

 

Segundo a imprensa italiana, relatório secreto elaborado por três cardeais escolhidos pelo Papa “enfermo e sem forças” para investigar o caso terminou por convencê-lo de que era necessário alguém jovem, forte e enérgico para fazer uma limpeza na instituição milenar, o que sem dúvida pesou na decisão de deixar o Trono de Pedro.(das agências)

Compartilhar
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>