[an error occurred while processing this directive][an error occurred while processing this directive] Pensadores da fé | Empregos | O POVO Online
gerencie sua carreira 28/01/2012 - 17h00

Pensadores da fé

Sabia que para ser teólogo é preciso fazer curso de graduação? Mas está enganado quem pensa que todo teólogo vira padre ou pastor
FOTO: FCO FONTENELE
A atuação do teólogo não se restringe à igreja, nem mesmo é necessário estar ligado a uma

De tão complexa e profunda a Teologia, estudo e análise das religiões em um contexto, o espaço de uma página parece pequeno para a definição sobre a atuação de um teólogo. Sensibilidade humana, dedicação à leitura e flexibilidade ao diálogo são algumas das características importantes para um estudioso da área, que já é vista como profissão. Isso por conta da exigência de formação superior e dedicação, muitas vezes, exclusiva.

 

A Igreja Católica e parte das evangélicas exigem formação em Teologia de quem deseja ser padre ou pastor. Entretanto, mesmo não sendo um líder religioso, é possível seguir como teólogo, pois a atuação não se restringe à Igreja. Nem é preciso ser ligado a uma religião.


Segundo o coordenador do curso de Teologia da Faculdade Católica Rainha do Sertão, Padre Eronildo de Oliveira, é possível encontrar teólogos lecionando em universidades em áreas de ensino voltadas para o comportamento humano, como ciências sociais e letras.


“A teologia, fazendo parte do sistema do ensino superior em nível nacional, está chamada a oferecer, como qualquer área de saber científico, serviços específicos e qualificados à sociedade, para além dos empreendimentos das igrejas e demais tradições religiosas”, destaca o professor da Faculdade Católica de Fortaleza, Luis Eduardo Bedoya.


Ele afirma que a teologia deve ser vista como profissão “enquanto satisfaz, naquilo que se ocupa, uma demanda social de perspectiva de melhora da qualidade de vida das pessoas e de contribuição para o desenvolvimento social integral”. A preocupação de um teólogo, segundo Bedoya, deve ser de “compreender o sentido da fé, de Deus, da vida humana, da natureza, do cosmos, da religião”.

 

Atuação


De acordo com Padre Eronildo, o teólogo pode atuar fornecendo orientação a grupos religiosos em geral, principalmente, organizações não-governamentais, dentre outras áreas. “O bacharel em teologia geralmente prossegue nos estudos de mestrado e doutorado e, portanto, habilita-se para o ensino universitário, consultoria, publicações, conferências”, diz.

 

Saiba mais


Graduação

Especialista em religião, o teólogo também pode atuar lecionando ou prestando consultoria a escritores que estejam usando a religião como assunto para alguma obra. Nos cursos superiores do Ceará aprovados pelo MEC, a linha de estudo é voltada para religiões cristãs. Entretanto, o estudo da teologia pode ter outras linhas de acordo com uma tradição religiosa, podendo ser umbandista, muçulmana, budista, dentre outros.

 

EM BAIXA

 

GRADUAÇÃO

A maior parte dos cursos de Teologia no Ceará são cristãos. Porém, existem cursos de outras doutrinas religiosas, mas que não seguem uma estrutura de graduação universitária.

 

EM ALTA

 

MULTIDISCIPLINAR

A Teologia entra em diálogo com outras áreas a fim de compreender a realidade social do momento presente, relacionando-o com o aspecto religioso.

 

 

Estudo cristão

"Estuda-se a Sagrada Escritura, os dogmas, a história do Cristianismo, o Direito Canônico, a Ética e a Moral cristã, além da Teologia Prática."

Veja também

Bate-papo com o leitor
0
Comentários
300
As informações são de responsabilidade do autor no:
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>