BC 16/01/2017

Quatro instituições concentram 72,4% dos ativos bancários do País

Dados do Banco Central mostram que os quatro maiores bancos do sistema financeiro nacional detêm 80% do crédito concedido no País. Além disso, possuem 75 de cada 100 agências do País
notícia 0 comentários
MAURI MELO
O consumidor poderia se beneficiar da fusão entre bancos, com taxas e tarifas menores, o que não acontece, segundo a Proteste


Enquanto o Governo discute maneiras de incentivar a queda do juro como impulso à retomada da atividade econômica, números do Banco Central mostram que a concentração bancária no País, com os últimos negócios registrados no setor, continua a crescer. Dados relativos a setembro de 2016 revelam que os quatro maiores bancos no País - Banco do Brasil, Itaú, Caixa Econômica Federal e Bradesco - concentram 72,4% dos ativos totais das instituições financeiras comerciais, de acordo com dados do Banco Central. Em 2000, os quatro maiores bancos do Brasil detinham uma participação de 50,4% no total de ativos.


Para corroborar com os dados, houve compras e fusões de instituições no País. O Unibanco, por exemplo, se juntou ao Itaú. A Nossa Caixa foi incorporada pelo Banco do Brasil, a maior instituição financeira do País em ativos. As placas do HSBC foram substituídas pelas do Bradesco. O antigo Banco América do Sul foi comprado pelo italiano Sudameris, que foi adquirido pelo ABN Amro Real que, por sua vez, foi integrado ao Santander Brasil - hoje o quinto maior banco brasileiro.

 

O resultado desse processo é que os bancos grandes ficaram ainda maiores.


Os números do Banco Central mostram que a participação dos quatro maiores bancos brasileiros deu um novo salto com a incorporação do HSBC pelo Bradesco.

 

Com essa operação, a participação dos quatro grandes bancos aumentou quase cinco pontos, já que o porcentual estava em 67,5% em setembro de 2015. A fatia deve crescer novamente em breve, quando o Itaú (segundo maior banco em ativos) absorver oficialmente a operação recém-adquirida do Citibank Brasil (décima maior instituição financeira). O top quatro do sistema financeiro nacional detém 80% do crédito concedido no País. Além disso, esses bancos possuem 75 de cada 100 agências do País.


Consumidor

O Banco Central reconhece que há “algum nível” de concentração no sistema bancário brasileiro. “Bancões comprando outros bancos têm ganhos de escala, o que abriria possibilidade para oferecer taxas e tarifas menores aos clientes, mas isso não acontece na prática”, diz Henrique Lian, gerente de políticas públicas da Proteste, associação de defesa do consumidor. (Agência Estado)

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia