MEIOS ELETRÔNICOS 23/09/2016

O futuro do setor bancário com a tecnologia

notícia 0 comentários


Atualmente, 71% das transações dos clientes do Itaú Unibanco são realizadas pelos canais eletrônicos, conforme nota da empresa ao O POVO. Mas será que essa porcentagem pode chegar perto dos 100%? O fato é que a tecnologia no setor financeiro já está presente em nossas vidas e tem muito o que se desenvolver.


Para o economista Mário Monteiro, a migração dos bancos tradicionais para o ambiente virtual está em ascensão e vai chegar ao patamar das pessoas não precisarem mais retirar dinheiro em espécie.


“A questão central é que, na verdade, ter serviços presenciais é sinônimo de custo, perca de tempo. Ir a banco é desvantajoso. Então isso é tendência. As pessoas não se dão conta do momento que estamos passando. No futuro vamos olhar para trás e vamos estar olhando como a gente vê a Revolução Industrial”, diz.


Já o professor Luis Braido acredita que já estamos no limite do não uso do dinheiro em espécie. “Quase tudo se paga com cartão”. Portanto, ele diz que as pequenas transações usarão dinheiro em espécie. Mas a tecnologia de pagar uma conta aproximando o celular do cliente da máquina da loja está mais próxima de ser realizada, segundo Braido.


Vitor Leitão acredita que os bancos 100% digitais, como o Banco Original, vão aumentar ao ponto de diminuir significativamente o número de agências. “Não deixará de ter agencia física, mas elas serão em quantidade bem menor”, afirma. Para ele, mais do que corte de custos, a tecnologia traz eficiência ao sistema financeiro.


Eficiência essa que a empresária Mayara Costa, por exemplo, utiliza pelos canais eletrônicos.Sai de casa apenas para falar com o gerente. “Os serviços eletrônicos eu uso para tudo na minha vida. Uso mais os serviços eletrônicos do que a própria agência em si mesma”, diz. (Beatriz Cavalcante)

 

> TAGS: economia
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia