ANUIDADE 2017 23/09/2016

Mensalidade escolar deve subir até 12%

Reajuste da anuidade escolar 2017 deve ficar entre 10% e 12%, segundo o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE). Valor será definido até fim de outubro e antes das matrículas
notícia 4 comentários
DictSql({'grupo': 'Da Reda\xe7\xe3o O POVO', 'id_autor': 16390, 'email': 'artumira@opovo.com.br', 'nome': 'Artumira Dutra '})
Artumira Dutra artumira@opovo.com.br
RODRIGO CARVALHO EM 21/1/2015
Muitas escolas fazem de um ano para outro investimentos para melhoria da qualidade do ensino e isso deve ser considerado no percentual definido por cada estabelecimento, afirma Sinepe


A crise econômica e os altos índices de inadimplência devem influenciar a decisão das particulares sobre o reajuste da anuidade escolar 2017. Segundo o presidente em exercício do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Ceará (Sinepe-CE), Luiz Pereira Lemos, o percentual varia de escola para escola e depende dos investimentos feitos, mas deve ficar entre 10% e 12%.


 

“Por conta da crise que está afetando os pais se botar inflação e mais alguma coisa fica complicado”, comentou, ressaltando que até o final de outubro o Sinepe-CE vai apresentar estudo para orientar as escolas em cima de dados.


Por lei, estabelecimentos escolares são obrigados a comprovar o reajuste todo ano. A Lei 9870/99 determina que as escolas particulares possuam como comprovação de seu índice de reajuste de mensalidade, uma planilha de custos ou análise financeira feita com base em toda estrutura de custos e alunos da escola.


A mesma lei determina que o preço contratual seja anunciado em até 45 dias do término do período de matrículas. Luiz Lemos destaca que esse prazo deve ser contado do prazo final para trás e não a partir do início das matrículas.


O diretor presidente do Colégio Ari de Sá, Oto de Sá Cavalcante, informa que não definiu o percentual de reajuste e que só vai anunciar no final do prazo. “Vou obedecer o limite da lei”, disse. Adianta que está consultando o departamento jurídico sobre todas as possibilidades e vai esperar a recomendação do Sindicato. Destacou que a questão é muito delicada.


De acordo com o administrador especializado em Gestão Escolar, Alan Castro Barbosa, os pais têm o direito de saber quanto pagarão para o próximo ano antes de concluir o processo de matrícula, bem como ter acesso às justificativas que comprovem o índice aplicado pela instituição. “Em casos de descumprimento da regra, as escolas estão sujeitas a reclamações no Procon e em casos mais complexos, na Justiça”.


Luiz Lemos lembra que muitas escolas fazem de um ano para outro investimentos para melhoria da qualidade do ensino e isso deve ser considerado no percentual definido por cada estabelecimento. Acrescenta que as escolas terão que arcar com novas despesas. Como exemplo cita a coleta de lixo e a Inspeção Predial que a Prefeitura de Fortaleza está exigindo. Tem ainda o Certificado de Conformidade dos Bombeiros que, segundo ele, é caro e exige, nas escolas maiores, colocação de pára raios, hidrantes, caixas d’água etc.


O presidente do Sinepe-CE informa ainda que quase a metade das escolas particulares do Ceará faz o reajuste em março e o restante em janeiro. O sindicato tem cerca de 380 estabelecimentos associados no Ceará. O POVO procurou outras escolas para falar do reajuste da anuidade e de inadimplência, mas os responsáveis pelo assunto não foram encontrados ou preferiram mandar procurar o Sinepe-CE.

 

NÚMEROS

 

380

ESTABELECIMENTOS são associados ao Sinepe-CE

 

> TAGS: economia
espaço do leitor
Delano 23/09/2016 10:09
Escola Pública de qualidade é OBRIGAÇÃO do Poder Público ! Até quando vamos ter que aturar essa situação ?
Mariana Nobre 23/09/2016 09:54
SE TIVESSE ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE, ACABAVA A INDÚSTRIA DA EDUCAÇÃO!!!
Mariana Nobre 23/09/2016 09:54
SE TIVESSE ESCOLA PÚBLICA DE QUALIDADE, ACABAVA A INDÚSTRIA DA EDUCAÇÃO!!!
Marcelo Barroso 23/09/2016 08:20
Nos moldes de plano de saude. A cada dia que passa, o setor publico cada vez precário, obrigando o povo correr pro particular. Vai Brasil!!!!
4
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia