Dia dos Pais 12/08/2016

"Propaganda de margarina não cola mais"

Para publicitários ouvidos pelo O POVO, aproximação e autenticidade são fundamentais para conquistar clientes no Dia dos Pais. É preciso criar situações nas quais os filhos se identifiquem
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': '', 'id_autor': 19043, 'email': 'ligiacosta@opovo.com.br', 'nome': 'L\xedgia Costa'})
Lígia Costa ligiacosta@opovo.com.br
DIVULGAÇÃO
Campanha de Dia dos Pais do O Boticário retrata a relação de padrasto e enteado


Apontada como a 5ª melhor data comemorativa para o varejo em Fortaleza, em pesquisa da Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio-CE), o Dia dos Pais é momento para a publicidade sensibilizar os consumidores. Para isso, é preciso buscar aproximação. “A propaganda de margarina, com tudo perfeito, não cola mais”, resume Pádua Sampaio, sócio da Delantero.

Leia também

Os cidadãos


 

Alexandre Vale, diretor de criação da Slogan, aponta a emoção e a autenticidade como estratégias eficazes para chamar a atenção do público consumidor. “Criar situações em que os filhos se identifiquem, momentos pelos quais já passaram ou gostariam de passar com seus pais, é sempre muito efetivo. Retratar cenas verdadeiras, depoimentos verídicos e convincentes acabam por conquistar o consumidor”, observa.


No entanto, o publicitário alerta para os perigos de se propor uma abordagem emotiva sem buscar uma essência real ou uma naturalidade. Segundo ele, o efeito pode ser inverso: “ao invés de emocionar, causa desconfiança”.


Quebra de paradigmas

Neste ano, a rede de cosméticos e perfumes O Boticário inovou em sua campanha de Dia dos Pais. Intitulada “Não é meu pai” e criada pela agência AlmapBBDO, a propaganda faz uma homenagem aos padrastos, valendo-se da emoção para mostrar a relação entre um padrasto e sua enteada. No Youtube, o vídeo já foi visto mais de 500 mil vezes.

 

Serginho Gouveia, redator da SG Propag, avalia que a propaganda, como a do O Boticário, vem tomando para si a função de quebrar paradigmas.


“A Boticário mostra que o pai é quem cria e que em nossa sociedade não existe mais apenas aquele formato da família tradicional. É mais difícil emocionar o público quando você aborda as minorias, mas, mostrando de uma forma bacana, sensibiliza”, analisa.


A melhor abordagem, segundo ele, depende do produto, do público para o qual a propaganda será direcionada, bem como do posicionamento do cliente, que preferivelmente não tenha “nenhum preconceito enraizado”. “Quem se posiciona a favor das minorias sai na frente. A propaganda tem que se posicionar como ferramenta contra a intolerância, o preconceito. E nós, criativos, temos que tentar, até em alguma sutileza, colocar isso”, frisa.


Alexandre reitera que a propaganda, assim como os meios de comunicação, estão em plena reinvenção, tendo em vista que o “consumidor já não se deixa levar por qualquer mensagem. Ela tem que tocá-lo de alguma forma”.


Pádua crê que, independente da abordagem, a propaganda deve sempre sobrepor a vida das pessoas à marca, produto ou serviço. “Em tudo o que a gente vai fazer, deve-se pensar de que forma aquilo vai se fazer importante na vida das pessoas e de maneira natural, colocando o holofote sobre as pessoas e a marca ser coadjuvante”, defende.


A competição por atenção, diz ele, vem obrigando o mundo publicitário a se posicionar de forma diferenciada e se aproximar cada vez mais do consumidor. “Não existe mais esse distanciamento. Empresas que entendem isso conseguem ter um alcance em todos os meios”.

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia