Rabelo, Santa Clara, Ibyte, Ótica Boris, Mota Machado. O que estas marcas têm em comum? São empresas locais que vêm conseguindo ao longo dos anos se manter entre as marcas mais lembradas pelos cearenses de acordo com a pesquisa Anuário Datafolha Top Of Mind. O levantamento deste ano publicado no Anuário do Ceará 2016-2017, lançado no último dia 18, traz o ranking em 33 segmentos nas categorias comunicação, serviços, varejo, educação, alimentos e bebidas, saúde, telefonia e top do top.
Ao todo, 610 entrevistados responderam à pergunta: “Qual a primeira coisa que vem a sua cabeça quando se fala em...?”, no período de 28 de janeiro a 2 de fevereiro de 2016. A margem de erro é de quatro pontos.
Na categoria Top do Top, que avalia as marcas mais lembradas entre todos os produtos e serviços, puxam a lista Coca-Cola, Samsung, Omo, Nike e Nestlé. A marca de refrigerante obteve 6,6% de menções, ante 7,7% do ano passado. E é a campeã absoluta do ranking desde 2004.
Muitas empresas locais também têm conseguido se destacar em seus segmentos. É o caso, por exemplo, das Lojas Rabelo que há 11 anos é a mais lembrada pelos cearenses quando o assunto é loja de eletroeletrônicos. Com um índice de 34,8%, este ano a empresa manteve uma distância de 24,5 pontos percentuais do segundo colocado, a Casas Bahia.
“Hoje você vê grandes marcas nacionais cada vez mais presentes no Ceará, o mercado online também é muito forte, então, ver este reconhecimento da Rabelo pelos cearenses é muito importante, por ser o local onde a empresa nasceu, por fazer por onde, o que nos motiva a sempre fazer melhor”, afirmou Evandro Colares, sócio diretor da Advance Comunicação, empresa que atende a conta da Rabelo.
Ele explica que manter a proximidade com o cliente, seja por meio de lojas físicas, de campanhas que dialoguem de forma eficiente nos mais diversos canais de comunicação, e mais facilidade de pagamento são fatores que contribuem para o reforço da marca junto ao seu público.
A Boris também é lembrada de forma recorrente pelos consumidores como marca de ótica. Foi assim em todas as edições da pesquisa. Este ano, o percentual de referência alcançada foi de 37,2%. Para José Aírton Boris, administrador da rede de óticas cearense, uma compra bem feita, com bons fornecedores, pode impulsionar as vendas, mas o segredo mesmo está no respeito ao cliente. “È o que faz a gente conquistar a credibilidade do cliente”.
A marca de café Santa Clara, que pertence ao grupo cearense Três Corações, foi a mais lembrada em sua categoria em dez das onze edições da pesquisa, sendo que este ano o recall, de 45,9%, foi superior à soma das marcas Pilão, União e Maratá que ocupam respectivamente o segundo, terceiro e quarto lugar.
Multimídia
Confira a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2016-2017 completa no site da publicação
www.anuariodoceara.com.br
SERVIÇO
A pesquisa Anuário Datafolha Top Of Mind integra a edição Anuário do Ceará 2016-2017. Este ano, a publicação pode ser acompanhada também pela internet (www.anuariodoceara.com.br). A edição impressa pode ser adquirida em bancas, livraria Cultura e sede do O POVO. Venda Avulsa: R$ 99. Assinantes: R$ 79 (na sede do O POVO). Assinantes podem solicitar pelo Call Center: (85) 3254 1010.
Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje
Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object
Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo
Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>
Copyright © 1997-2016
Jornal de Hoje | Economia