ENTRAVES 19/02/2016

Melhorar a tributação é um grande desafio do setor

notícia 0 comentários


Outro grande entrave do setor elétrico é a alta carga tributária. São mais de 20 impostos ou encargos que incidem sobre o mercado e que encarecem em 45% a conta de energia elétrica que chega ao consumidor final.


Já houve avanços como a desoneração do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em micro e mini geração no Ceará, ou a redução de encargos para importação de equipamentos para eólicas pelo Governo Federal, por exemplo. Mas, a coordenadora do grupo de tributação ambiental da Universidade Federal do Ceará (UFC), Denise Lucena Cavalcante, explica que ainda há muito o que fazer.


Ela explica que UFC e PUC/RS estão se debruçando sobre a legislação do setor em busca de soluções. “Vamos fazer esta junção da academia com o setor energético para discutir como uma tributação adequada pode melhorar ainda mais a tributação das energias renováveis. O Ceará está caminhando bem, mas tem a crescer”, diz.


O presidente do Instituto Brasileiro de Direito Público, Juarez Freitas, explica que é preciso também melhorar a regulação do setor. Como tornar os leilões de energias renováveis mais atrativos. “Os quais no meu entender têm que se dar sem o propósito, por parte do Governo, de arrecadar recursos de curto prazo, mas justamente de estimular uma matriz limpa”, afirmou, reforçando que é engano pensar que com mais incentivos ao setor, haverá queda na arrecadação. “É uma frente que se abre”.


Os especialistas também consideram que para alcançar a meta do COP 21, o Brasil precisa otimizar esforços no setor de renováveis, seja na legislação, na melhoria das linhas de financiamento ou desestimulando a expansão da energia convencional (na contramão dos demais países, o Brasil ainda prevê a expansão da energia nuclear). “Temos hoje o menor custo de geração de energia, mas a mais cara para o consumo, por conta dos encargos”, afirmou Picanço. (Irna Cavalcante)

 

espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia