IPCA 06/02/2016

RMF registra segunda maior alta acumulada no País

Inflação ficou em 11,83% nos últimos 12 meses. Em janeiro, o índice apresentou elevação de 1,45%
notícia 0 comentários
DictSql({'grupo': 'ESPECIAL PARA O POVO', 'id_autor': 18888, 'email': 'atilasantos@opovo.com.br', 'nome': '\xc1tila Varela'})
Átila Varela atilasantos@opovo.com.br


A Região Metropolitana de Fortaleza registrou a segunda maior inflação no País nos últimos 12 meses. O resultado consta no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. A RMF apresentou 11,83% de inflação acumulada no período, atrás de Curitiba (12,33%) e acima da média nacional (10,71%).


Os vilões, tradicionalmente, continuam sendo energia elétrica (34,70%), alimentação no domicílio (15%), habitação (14,95%), alimentos e bebidas (14,30%), transportes (12,45%). Já no mês de janeiro, Fortaleza apresentou elevação de 1,45% do IPCA, encabeçando a quarta maior inflação contabilizada no período no Brasil. Alimentação no domicílio (3,58%), alimentos e bebidas (2,83%) energia elétrica (2,6%) habitação (1,12%).“O resultado se deve às correções de tarifas de impostos, além do impacto dos custos das empresas”, diz Alex Araújo, diretor executivo do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC), ligado a Federação do Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). Adianta também que o dólar encareceu insumos de alguns produtos, corroborando para o percentual. Sobre janeiro, não era esperado o resultado de 1,45% na RMF. “Não tem demanda. Esse resultado preocupa, dado o cenário do País”, reforça.


Contudo, o IPCA para os próximos meses deverá arrefecer e os preços ficarão mais estabilizados. “É algo sazonal. Não temos fatores que mantêm a inflação acelerada no decorrer do ano”. Numa perspectiva mais otimista, aposta que inflação encerrará 2016 em 7%. Ano passado o IPCA ficou em 10,67%.

 

> TAGS: economia
espaço do leitor
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro a comentar esta notícia.
0
Comentários
500
As informações são de responsabilidade do autor:
  • Em Breve

    Ofertas incríveis para você

    Aguarde

Erro ao renderizar o portlet: Caixa Jornal De Hoje

Erro: maximum recursion depth exceeded while calling a Python object

ACOMPANHE O POVO NAS REDES SOCIAIS

Erro ao renderizar o portlet: Barra Sites do Grupo

Erro: <urlopen error [Errno 110] Tempo esgotado para conexão>

Jornal de Hoje | Economia